Prémios OBSERVARE

O OBSERVARE decidiu instituir um prémio destinado a homenagear pessoas individuais e colectivas que sejam exemplos inspiradores, seja pelos contributos intelectuais, seja pela acção dirigida à solidariedade entre os povos ou à resolução pacífica dos conflitos.

É uma iniciativa que visa abrir a prática universitária aos movimentos positivos que percorrem o nosso mundo e complementar o estudo científico com o exercício da cidadania cosmopolita.

O prémio consiste numa pequena escultura inspirada no logótipo do OBSERVARE: uma representação que evoca os zigurates da antiga Mesopotâmia, em forma de pirâmide, lugares de culto e também de observação de vastos espaços. O autor dessa obra escultórica para as edições de 2014 e 2017 foi o Arquitecto João Pancada Correia, dirigente da UAL, portador de uma longa tradição de intervenções artísticas. Em 2021, é o ourives-prateiro Eduardo Leite que assina a obra em vidro negro e prata envelhecida.

2017

Por ocasião do III congresso, os prémios OBSERVARE foram atribuídos ao Conselho Português para os Refugiados, que há 25 anos apoia os requerentes de asilo em Portugal, e à Dr.ª Catarina Albuquerque, que se distinguiu internacionalmente pelo reconhecimento do acesso à água potável e ao saneamento básico como direitos humanos fundamentais.

2014

Na sua reunião plenária de 5 de Junho de 2014, os investigadores da área das Relações Internacionais deliberaram atribuir pela primeira vez o prémio OBSERVARE, por ocasião do II Congresso, à Organização Internacional do Trabalho e ao Professor Mariano Aguirre. A entrega dos prémios teve lugar no final do jantar oferecido pela UAL a todos os congressistas, no dia 2 de Julho de 2014.

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019