Prémio OBSERVARE Pessoa Colectiva 2021

IDN – INSTITUTO DA DEFESA NACIONAL

Deliberou por unanimidade o Conselho Científico do OBSERVARE, em 10 de setembro de 2021, atribuir ao Instituto da Defesa Nacional (IDN) o premio destinado a entidades coletivas por ocasião do IV Congresso Internacional, a realizar em Lisboa entre 23 e 26 de novembro de 2021.
Com uma origem que remonta a 1967 e que no atual figurino deve ser reportada a 1976, o IDN, tendo evoluído de forma muito judiciosa e consistente ao longo da sua existência, cumpre hoje e de modo ímpar, a importante missão de serviço público de apoiar a formulação de um pensamento estratégico nacional, assegurando o estudo, a investigação e a divulgação nos domínios da Segurança e Defesa.

A essa sua missão essencial e para ela contribuindo de modo muito relevante, o Instituto adiciona uma ação constante e sempre renovada no domínio da investigação no domínio das Relações Internacionais, que conduz com elevados critérios nos planos intelectual e científico.
Em todas essas tarefas o IDN coloca uma marca de inquestionável excelência e uma atitude de completa e interessada abertura a parceiros e congéneres, tanto nacionais como internacionais.

Num Mundo em mudança tão acentuada e rápida como é o atual, é muito elevada a necessidade de bom acompanhamento e, desejavelmente, de antecipação do desenvolvimento das dinâmicas que no presente já se detetam.
Também nessas dimensões ligadas à imperativa compreensão da realidade atual e da prospectiva, o IDN empenha bom critério, permanente atenção e o indispensável rigor, o que fundamenta que também sob essa ótica o seu contributo nacional seja de grande valor.

O Curso de Defesa Nacional que, depois de uma primeira experiência em 1972, o IDN realiza desde 1979 e que se constitui como a sua principal atividade de referência, é uma atividade simultaneamente informativa e formativa, aberta a cidadãos provenientes dos setores público e privado, e em cuja conduta colaboram personalidades de muito reconhecimento nas diversas áreas do Saber, nomeadamente académicos, diplomatas, militares e empresários.
Este Curso, tem gerado a formação em Portugal de um grupo significativamente alargado de pessoas, com responsabilidades marcantes na vida coletiva e que nos seus desempenhos beneficiam da ajustada perspectiva recebida no IDN, em particular nos domínios da Segurança e Defesa e das Relações Internacionais, o que naturalmente se reveste de importância para o todo português.

Mas a atividade formativa do IDN vai mais longe, incluindo também Cursos com focos mais especializados, Cursos para jovens, Cursos para elementos da Comunicação Social e ações tendentes a reforçar a formação de Cidadania no plano da Segurança e Defesa.

Conferindo materialidade e promovendo difusão ainda mais ampla do conhecimento que produz e detém, o Instituto valoriza igualmente o Saber com uma vasta atividade editorial.
Nesse quadro destaca-se a publicação, ininterrupta desde 1976, da prestigiada Revista Nação e Defesa, que é hoje um bem de referência do pensamento português nesse campo.
Justifica-se mencionar igualmente as dezenas de obras dadas à estampa na Coleção Atena e igualmente os úteis e oportunos Cadernos do IDN.

A UAL e nela o OBSERVARE, orgulham-se de ter o Instituto da Defesa Nacional como um dos seus principais parceiros institucionais, através da realização conjunta de múltiplas atividades e envolvendo investigadores nas atividades formativas, editoriais e de reflexão do IDN.
Desta estreita e regular relação retiram a UAL e o OBSERVARE grande gosto e significativa vantagem.

Tendo em consideração que os prémios OBSERVARE se destinam a reconhecer pessoas individuais e coletivas que pela sua ação se constituam como exemplos e fontes de inspiração, tem pleno sentido, por ocasião do seu IV Congresso Internacional em 2021, atribuir o prémio OBSERVARE – Pessoas Coletivas ao Instituto da Defesa Nacional.

Lisboa, 26 de novembro de 2021

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019