Sofia José Santos

Investigadora Doutorada

Investigadora no OBSERVARE, Universidade Autónoma de Lisboa, e Investigadora Associada do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

É doutorada e mestre em Política Internacional e Resolução de Conflitos pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Anteriormente, foi investigadora em pós-doutoramento no CES (2015) e investigadora e coordenadora de media e comunicação no Promundo-Europa (2014-2015). Foi jornalista e editora do Portal Rede Angola, em 2013. Pertenceu à equipa de investigação do Flemish Peace Institute (Bélgica), enquanto visiting scholar, em 2010, supervisionada pelo Dr. Tomas Baum, e foi vsiting fellow na Universiteit Utrecht (Holanda) supervisionada pelo Professor Ton Robben, de Setembro 2008 a Fevereiro 2009. Foi investigadora junior no Centro de Estudos Sociais, de 2008 a 2015, onde co-coordenou e co-editou o Boletim P@x, publicação periódica do Grupo de Estudos para a Paz do NHUMEP, de 2008 a 2014.

Especializou-se em Jornalismo pelo Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (CENJOR) e é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Foi ainda estagiária no Centro de Informação das Nações Unidas em Portugal (2003) e Técnica Superior no Gabinete de Relações Internacionais da Escola Superior de Educação de Coimbra (2005-2007).

Os seus actuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com media, paz e violências; cidades e paradiplomacia; media, peacebuilding e paz liberal; media e políticas de contestação; ‘big data’, privacidade e governação da internet; masculinidades e prevenção de violência .

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019