Paula Lopes

Investigadora Doutorada

Concluiu o doutoramento em Sociologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em 2014, com a tese “Literacia mediática e cidadania: Práticas e competências de adultos em formação na Grande Lisboa” (financiamento FCT).

É professora associada na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e subdiretora do Departamento de Ciências da Comunicação, na mesma universidade. Coordenadora científica da Licenciatura em Ciências da Comunicação e do Mestrado em Comunicação Aplicada, é investigadora integrada do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho – Grupo de Investigação Média e Jornalismo, investigadora associada do OBSERVARE – Universidade Autónoma de Lisboa e investigadora-coordenadora do NIP-C@M (Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas) – Universidade Autónoma de Lisboa.

Actua nas áreas de Ciências Sociais, com ênfase em Ciências da Comunicação e Sociologia da Comunicação. Áreas de investigação: Literacia e Literacia Mediática, Cidadania, Comunicação Social, Jornalismo.

Publicações mais recentes

Reis, Bruno; Lopes, Paula; Amaral, Inês (2018). “Culturas juvenis, culturas digitais: Práticas de jovens portugueses e mexicanos”. In “Comunicação, Diversidade e Tolerância: Livro de Anais do XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2017”XV Congresso Ibero-Americano de Comunicação IBERCOM 2017Lisboa, 2450-2455. São Paulo/Lisboa, Portugal: ECA-USP/FCH-UCP.

Tomé, Vítor; Lopes, Paula; Reis, Bruno; Dias, Carlos Pedro (2019). “Active citizenship and participation through the media: a community project focused on pre-school and primary school children”. Comunicação e Sociedade 36: 101-120. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.36(2019).2347.

Tomé, Vítor; Lopes, Paula; Reis, Bruno; Dias, Carlos Pedro (2019). “Exercício de cidadania ativa e participação através dos média: um projeto comunitário focado em crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo”Comunicação e Sociedade 36: 101-120. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.36(2019).2347.

Lopes, Paula; Costa, Patrícia; Araujo, Luisa; Ávila, Patrícia (2018). “Measuring media and information literacy skills: Construction of a test”Communications 43 ((4)): 508-534. https://www.degruyter.com/view/j/comm.ahead-of-print/commun-2017-0051/commun-2017-0051.xml.

Reis, Bruno Carriço dos; Lopes, Paula; Dias, Carlos Pedro; Tomé, Vítor. 2020. “Prácticas e riesgos de una cultura juvenil digital: el uso de las redes sociales em Portugal, México y Cabo Verde”. In Aproximación Periodística y Educomunicativa al Fenónemo de las Redes Sociales, editado por Aida María de Vicente Domínguez; Javier Serra Sánchez, 809-828. Madrid, Espanha: McGraw Hill.

Lopes, Paula. 2019. “Mentiras, pegadas e algoritmos: da necessidade de uma educação para os media”. In Comunicação digital: media, práticas e consumos, 137-156. Lisboa, Portugal: NIP-C@M – Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação. Universidade Autónoma de Lisboa. http://dx.doi.org/10.26619/978-989-8191-87-8.8.

Carlos Pedro Dias; Bruno Carriço dos Reis; Lopes, Paula; Vítor Tomé. 2019. “Catástrofes en la televisión en vivo: el caso de los incendios del 2017 en Portugal”. In Contenidos audiovisuales, narrativas y alfabetización mediática, 65-74. Espanha: McGraw-Hill.

Lopes, Paula. 2019. “Competências mediáticas”. In Literacias Cívicas e Críticas: Refletir e Praticar, editado por Maria José Brites; Inês Amaral; Marisa Torres da Silva, 101-102. Braga, Portugal: CECS. http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/258.

Lopes, Paula; Ávila, Patrícia. 2019. “Literacia mediática e cidadania”. In Literacia dos Novos Media, editado por Espanha, Rita; LAPA, TIAGO, 29-44. Lisboa, Portugal: Mundos Sociais. http://www.mundossociais.com/livro/literacia-dos-novos-media/120.

Reis, Bruno; Sergio Rivera Magos; Lopes, Paula; João Sousa. 2018. “Prácticas digitales de los jóvenes portugueses e mexicanos. Un estudio comparativo”index.comunicación (8): 207-227. http://hdl.handle.net/11144/3927.

Almeida, Onésimo Teotónio. 2020. O futuro já não é o que era, mas terá de ser melhor do que promete. Editado por Lopes, Paula. Lisboa, Portugal: NIP-C@M – Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação | Universidade Autónoma de Lisboa.

Lopes, Paula. 2019. Comunicação digital: media, práticas e consumos. Editado por Lopes, Paula / Lopes, Paula Cristina; Bruno Carriço dos Reis. Lisboa, Portugal: NIP-C@M – Núcleo de Investigação em Práticas & Competências Mediáticas. Departamento de Ciências da Comunicação | Universidade Autónoma de Lisboa. https://doi.org/10.26619/978-989-8191-87-8.

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019