Lucas G. Freire

Investigador Doutorado

Doutor em Política pela Universidade de Exeter e Mestre em Relações Internacionais pela mesma instituição, onde lecionou até 2013.

Investigador Integrado no OBSERVARE e Associado ao Instituto Kirby Laing (www.klice.co.uk), aqui envolvido num projeto sobre cristianismo e a União Europeia.

Sua pesquisa enfatiza questões de metateoria na disciplina de RI. Já escreveu sobre temas normativos incluindo religião, governo limitado e liberdades civis. Além desses temas, seu interesse atual de pesquisa empírica é o papel da diplomacia no Oriente Próximo antigo.

É co-autor, juntamente com Luís Moita e José Subtil, do livro Do Império ao Estado: Morfologias do Sistema Internacional (Lisboa: OBSERVARE/EDIUAL, 2013) e co-editor, juntamente com Leonardo Ramos, de uma colectânea de ensaios políticos escritos por Herman Dooyeweerd (1894-1977), lançada no Brasil.

Leccionou no Brasil – na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, onde se tornou bacharel em RI em 2006. Também se formou em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Participa em diversos projectos jornalísticos. É editor geral de Política Reformada, que interpreta a política brasileira à luz de uma teologia pública inspirada pela obra de Johannes Althusius (1563-1638). Integra a equipa de editores da página inglesa ThinkIR, promovendo análises da política mundial. Escreveu para a revista O Debatedouro. Pode ser acompanhado no Twitter nos canais @althusiast e @KuyperTropical.

Serviu de revisor de parecer para vários periódicos académicos, inclusive o European Journal of International Relations e o Journal of Dutch Literature. É membro da International Studies Association e da Associação Kuyper de Estudos Transdisciplinares, entre outros grupos profissionais. Participou e organizou conferências, oficinas e congressos internacionais.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019