Hélder Prior

Investigador Doutorado

Hélder Prior é Doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior, Portugal, com a classificação de Excelente por unanimidade e menção de “Doutor Europeu”.

Realizou estágio pós-doutoral na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília com bolsa do Plano Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES/2013), entre Maio de 2014 e Dezembro de 2015, integrado na linha de Jornalismo e Sociedade.

É investigador integrado no Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (LabCom) da Universidade da Beira Interior e investigador colaborador no Observatorio Iberoamericano de la Comunicación da Universidade Autónoma de Barcelona, onde realizou períodos de investigação de Doutoramento entre 2008 e 2012, e investigador colaborador estrangeiro do Núcleo de Marketing da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Núcleo de Estudos em Mídia e Política da Universidade de Brasília.

É vogal executivo da Junta Directiva da Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE) e membro do editorial board das revistas: “Rhêtorikê” (LabCom – UBI), “Más Poder Local” (Fundación Ortega y Gasset – Madrid”) e Estudos em Comunicação (LabCom).

É autor do livro “Esfera Pública e Escândalo Político” (2016), editado pela Media XXI e co-organizador, com Liziane Guazina e Bruno Araújo, da obra “Diálogos Lusófonos em Comunicação e Política” (2016), editada pelos Livros LabCom.

Publicações mais recentes

Prior, H., Andrade, M., (2025). Exclusionary Populism in Portugal: “Islamophobia and the Construction of the ‘Otherness’ in the Portuguese Radical Right”. In: Novais, R.A., Christofoletti, R. (eds) The Palgrave Handbook on Right-Wing Populism and Otherness in Global Perspective. Global Political Sociology. Palgrave Macmillan, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-031-77868-1_17

Prior, H., & da Silva , L. S. (2024). Discurso de ódio homofóbico no Facebook: uma análise dos comentários das publicações de notícias nos ciberjornais de Campo Grande. Política & Trabalho: Revista De Ciências Sociais, (60). https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/politicaetrabalho/article/view/68887

Prior, H., Andrade, M. (2024). Electoral campaigns in Portugal: Transitioning from the analogue to the digital realm. In Casero-Ripollés, A., & López-López, P.C. (Eds.) The Routledge Handbook of Political Communication in Ibero-America (1st ed.). Routledge. https://doi.org/10.4324/9781003388937

Prior, H. (2024). Social media and the rise of radical right populism in Portugal: the communicative strategies of André Ventura on X in the 2022 elections. Humanit Soc Sci Commun 11, 761. Springer-Palgrave. https://doi.org/10.1057/s41599-024-03224-w

Araújo, Bruno e Prior, Hélder (2021). Framing Political Populism: The Role of Media in Framing the Election of Jair Bolsonaro, Journalism Practice, 15:2, pp. 226-242.

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019