Carlos Pedro Dias

Investigador

Licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa, pós-graduado em Sociologia do Trabalho e das Organizações pelo ISCSP e doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL. Frequentou, em 2005, o curso WAN-IFRA Newsplex, na Universidade da Carolina do Sul, EUA.

Especialista de reconhecida experiência e competência profissional na área da Informação e Jornalismo, nos termos do DL nº. 206/2009 de 31 de Agosto, pelo Conselho Científico da Universidade Autónoma de Lisboa.

Começou a sua carreira na RTP em 1987 tendo depois sido um dos fundadores da SIC em 1992. Foi editor, produtor, realizador, jornalista, coordenador de produção e realização e finalmente coordenador-geral da SIC Notícias. Em paralelo foi formador no CENJOR, na ETIC e na RNA – Rádio Nacional de Angola e professor na UAL e na Universidade Europeia (IADE).

Trabalhou como consultor da administração da TPA-Televisão Pública de Angola. Foi também diretor de Programas e Informação em dois canais de televisão portugueses.

Publicações mais recentes

Tomé, Vítor; Lopes, Paula; Reis, Bruno; Dias, Carlos Pedro. “Prácticas e riesgos de una cultura juvenil digital: el uso de las redes sociales em Portugal, México y Cabo Verde“. In Aproximación Periodística y Educomunicativa al Fenónemo de las Redes Sociales, 809-828. Madrid, Espanha: McGraw Hill, 2020. https://dialnet.unirioja.es/servlet/libro?codigo=745594

Dias, Carlos Pedro; Lourenço, Jaime. “Portuguese International Correspondents: how Covid-19 affected their work”. In Comunicación Especializada: Historia y Realidad Actual. Espanha: McGraw Hill, 2020. https://www.amazon.es/Comunicacion-especializada-Historia-realidad-POD/dp/8448624300)

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019