Notícias e eventos

EGA 2021 – “EUROPE AS A GLOBAL ACTOR”

O Centro de Estudos Internacionais do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, em parceria com OBSERVARE/UAL, está a organizar a quinta edição da Conferência Internacional “A Europa como Actor Global”, nos dias 10 e 11 de Maio de 2021.

SOBRE A CONFERÊNCIA

A quinta edição da conferência internacional “A Europa como actor global” procura discutir o papel actual e previsto da UE no mundo (e África, Médio Oriente, América Latina, Ásia em particular) no contexto da saída do Reino Unido da UE, a reconfiguração das relações UE-EUA, e o crescente desafio ao papel da UE como actor global colocado pela crescente assertividade da China, Rússia, e Turquia.
O nosso objectivo é debater a capacidade de acção da UE, a sua segurança física e ontológica, e a sua resiliência, à luz da Presidência Portuguesa do Conselho da UE e das prioridades do actual Trio de Presidências (Alemanha, Portugal, Eslovénia). Além disso, estamos interessados em abordar a forma como a UE tem e pode responder às principais ameaças à sua segurança, manter a coesão interna, e agir como líder no combate à crise climática global. Tal como em edições anteriores, a relação da UE com outros actores importantes e com actores locais em bairros comuns será também discutida.
O Programa da Conferência inclui painéis temáticos, mesas redondas com oradores principais, bem como sessões plenárias sobre os desafios da segurança e defesa europeias, diplomacia, alterações climáticas, e outros temas relevantes. Como tal, para além da presença de vários académicos e profissionais convidados, o programa inclui também a apresentação de comunicações por investigadores e profissionais internacionais. Devido à pandemia Covid-19 em curso, a conferência deste ano está planeada para ter lugar num formato misto (tanto físico como digital).

TEMAS DA CONFERÊNCIA

Acolhemos com agrado comunicações sobre o tema geral da conferência – “A Europa como actor global”, nomeadamente dentro destes amplos tópicos:
– A capacidade de acção da UE: soberania estratégica, autonomia, resiliência
– A Presidência Portuguesa do Conselho da UE e as prioridades do trio
– O papel da UE em crises, desenvolvimento, promoção dos direitos humanos e luta contra as alterações climáticas
– O envolvimento da UE em bairros comuns
– As relações da UE com organizações e mecanismos de governação global e regional
– A reconfiguração das relações transatlânticas
– As relações da UE com outros actores importantes (China, Rússia, Turquia, Índia, Japão, Brasil)
– Principais ameaças à segurança da UE e da Bússola Estratégica da UE
– O futuro da PESC, da PESC, e da PESCO
– A gestão da UE e a recuperação da COVID-19

Para mais informações visite https://europeglobalactor.cei.iscte-iul.pt

A CALL ESTÁ ABERTA ATÉ 7 DE MARÇO DE 2021

Notificação de aceitação será comunicada até 20 de Março de 2021

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019