VIAGEM NA BELLE ÉPOQUE: OS PORTUGUESES E O ESTRANGEIRO

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mariajoaocastro@fcsh.unl.pt

Doutorada em História da Arte Contemporânea e investigadora integrada do Centro de
Humanidades (CHAM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de
Lisboa (NOVA/FCSH, Portugal), centra os seus domínios de especialização na História da Cultura
Contemporânea, infletindo na ligação da Arte com o Poder quer em relação à Viagem e aos
Estudos (Pós-)Coloniais, quer no que concerne ao Turismo. É pós-doc com bolsa da FCT no
projeto intitulado “ArTravel. Viagem e Arte Colonial na Cultura Contemporânea”.

Resumo

O grande movimento de viagem de lazer ocorrido no século XIX chegou tarde a Portugal,
muito por influência das vicissitudes geopolíticas da primeira metade de Oitocentos e de que
se destaca as invasões francesas e o consequente refúgio da corte portuguesa para o Brasil,
bem como a guerra civil liberal subsequente. Nesta atmosfera cambiante, a dimensão do
estrangeiro tornou-se, para os nacionais, num imperativo mais desejado e cantado do que
vivido, pelo que, só quase no fim do século, se reuniam as condições necessárias para alguns
portugueses fazerem as malas e partirem além-fronteiras. Daí os seus testemunhos
(literários, artísticos) constituírem registos preciosos de um tempo icónico: a Belle Époque.
Este artigo propõe uma reflexão transversal assente no legado deixado por alguns dos
portugueses viajantes entre o final de século XIX e o início do século XX cruzando um
fenómeno transversal à sociedade ocidental em mutação numa consideração da viagem como
elemento de modernidade. Nesse sentido, e reunindo um conjunto de nomes da cultura
portuguesa que experienciaram a saída para o estrangeiro, pretende-se perspetivar uma
temática de mundividência autoral herdeira da viagem da Expansão Portuguesa cuja
genealogia moldou o globo a uma escala planetária e de que o século XXI é herdeiro.

O grande movimento de viagem de lazer ocorrido no século XIX chegou tarde a Portugal, muito por influência das vicissitudes geopolíticas da primeira metade de Oitocentos e de que se destaca as invasões francesas e o consequente refúgio da corte portuguesa para o Brasil, bem como a guerra civil liberal subsequente. Nesta atmosfera cambiante, a dimensão do estrangeiro tornou-se, para os nacionais, num imperativo mais desejado e cantado do que vivido, pelo que, só quase no fim do século, se reuniam as condições necessárias para alguns portugueses fazerem as malas e partirem além-fronteiras. Daí os seus testemunhos (literários, artísticos) constituírem registos preciosos de um tempo icónico: a Belle Époque. Este artigo propõe uma reflexão transversal assente no legado deixado por alguns dos portugueses viajantes entre o final de século XIX e o início do século XX cruzando um fenómeno transversal à sociedade ocidental em mutação numa consideração da viagem como elemento de modernidade. Nesse sentido, e reunindo um conjunto de nomes da cultura portuguesa que experienciaram a saída para o estrangeiro, pretende-se perspetivar uma temática de mundividência autoral herdeira da viagem da Expansão Portuguesa cuja genealogia moldou o globo a uma escala planetária e de que o século XXI é herdeiro.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Castro, Maria João (2022). Viagem na Belle Époque: os portugueses e o estrangeiro. Janus.net, ejournal of international relations, Vol13 N2, Novembro 2022-Abril 2023. Consultado [em linha] em
data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.13.2.14

Artigo recebido em 22 Fevereiro, 2022 e aceite para publicação em 9 Março, 2022

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