APRENDER A CONSTRUIR UMA PAZ SUSTENTÁVEL: “APROPRIAÇÃO LOCAL” E PRÁTICAS DE CONSTRUÇÃO DA PAZ. O CASO DA REFORMA DA JUSTIÇA NO HAITI

»

Consultora independente no Centro Norueguês de Consolidação da Paz - Norwegian Peacebuilding Center (Noref) em projecto sobre Juventude e Violência Armada em cenários de pós-conflito. Foi investigadora na área da paz, segurança e direitos humanos da Fundación para las Relaciones Internacionales y el Diálogo Exterior - FRIDE. Mestre em Cooperação Internacional e Gestão de Projectos do Instituto Ortega y Gasset (Madrid), com licenciatura em Administração Internacional e Finanças pela École des Hautes Études Commerciales (HEC) de Montreal. Anteriormente, foi analista política para a Embaixada do Canadá em Madrid. Foi investigadora assistente no livro Perspectives from the Front Lines de George E. Irani, Vamik D. Volkan, Judy Carter (2006).

»

Investigadora portuguesa a terminar a sua tese de doutoramento sobre "As Nações Unidas e Construção da Paz - os casos do Haiti e da Guatemala" na Universidade Complutense de Madrid (Espanha). Mestre em Estudos da Paz e da Guerra em Nova Relações Internacionais (UAL) com licenciatura em Ciências Políticas e Relações Internacionais (Universidade Nova de Lisboa, Portugal). Consultora da FRIDE (Fundación para las Relaciones Internacionales y el Diálogo Exterior) e de outras instituições, como o NOREF (Centro Norueguês de Consolidação da Paz) e o Instituto Internacional da Paz, centrando-se em processos de paz e de reconstrução pós-conflito. Actualmente trabalha para a Comissão Europeia em diversos projectos sobre a Sociedade Civil.

Resumo

O debate sobre a apropriação local na política de construção da paz é relativamente recente, fruto da reflexão sobre a eficácia da ajuda e da sustentabilidade. Ao debruçarmo-nos sobre a sua aplicação no terreno, como no caso do Haiti, torna-se evidente que a sua inclusão na doutrina de construção da paz de todos os grandes doadores não teve correspondência a nível estratégico e operacional. Este artigo é o resultado de uma pesquisa no terreno sobre a forma como o conceito de “apropriação local” nos esforços de construção da paz é posta em prática e percebido pelas diferentes partes interessadas. As autoras centraram-se na reforma da Justiça em curso no Haiti antes do terramoto de Janeiro de 2010 para melhor compreender a dinâmica entre os actores internacionais e locais, desde a fase de definição de políticas até à sua aplicação a nível nacional.

O debate sobre a apropriação local na política de construção da paz é relativamente recente, fruto da reflexão sobre a eficácia da ajuda e da sustentabilidade. Ao debruçarmo-nos sobre a sua aplicação no terreno, como no caso do Haiti, torna-se evidente que a sua inclusão na doutrina de construção da paz de todos os grandes doadores não teve correspondência a nível estratégico e operacional. Este artigo é o resultado de uma pesquisa no terreno sobre a forma como o conceito de "apropriação local" nos esforços de construção da paz é posta em prática e percebido pelas diferentes partes interessadas. As autoras centraram-se na reforma da Justiça em curso no Haiti antes do terramoto de Janeiro de 2010 para melhor compreender a dinâmica entre os actores internacionais e locais, desde a fase de definição de políticas até à sua aplicação a nível nacional.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Gauthier, Amélie; Moita, Madalena (2011). “Aprender a construir uma paz sustentável: «apropriação local» e práticas de construção da paz. O caso da reforma da justiça no Haiti”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 2, N.º 1, Primavera 2011. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/499

Artigo recebido em 1 Outubro, 2010 e aceite para publicação em 1 Março, 2011

JANUS.NET

e-ISSN: 1647-7251

ERC: 126 867
Portugal

Periodicidade: semestral
© Da edição: OBSERVARE
© Dos textos: os autores

DIRECÇÃO EDITORIAL

Director:
Luís Tomé
Subdirectora/Editora:
Brígida Brito

Propriedade

Cooperativa de Ensino Universitário
Rua de Santa Marta 47, 3º
1150-293 LISBOA
NIPC: 501641238

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

CREDITAÇÃO NACIONAL

SCOPUS
BOC
DIALNET
BOC
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
ANVUR

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

SCOPUS
BOC
SCOPUS
SCOPUS
BOC
SCOPUS
DIALNET
SCOPUS
SCOPUS

CREDITAÇÃO NACIONAL

ANVUR

TERMOS DE UTILIZAÇÃO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE COOKIES

Logo da Fundação para a Ciência e Tecnologia

OBSERVARE 2020 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa