O artigo considera a questão da observância pelos órgãos da Polícia Nacional da Ucrânia do direito humano à liberdade contra a tortura ou tratamento ou punição desumana. A prática do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos testemunha que os ucranianos procuram cada vez mais o Tribunal por violações da proibição de tortura ou tratamento desumano pela polícia. Os autores observaram que a responsabilidade dos órgãos da Polícia Nacional da Ucrânia de impedir violações dos direitos humanos à liberdade contra a tortura ou tratamento desumano foi consagrada na legislação nacional e em documentos legais internacionais, especialmente na Convenção para a Proteção dos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais de 1950. A aplicação das disposições da Convenção, bem como das decisões do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, como parte integrante da sua prática policial, contribuirá para o desenvolvimento da proteção dos direitos humanos na Ucrânia. Resumindo a prática do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos em relação à Ucrânia a respeito das violações do artigo 3 da Convenção, os autores da pesquisa destacaram certos requisitos vinculativos para os órgãos da Polícia Nacional da Ucrânia. A observância da legislação nacional, a aplicação das disposições da Convenção para a Proteção dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais e a prática do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contribuirão para aumentar a confiança do público e o respeito pelas agências de aplicação da lei, incluindo a Polícia Nacional da Ucrânia e melhorarão a eficiência do sistema judiciário ucraniano.
A OBSERVÂNCIA DO DIREITO HUMANO À LIBERDADE CONTRA A TORTURA NA ATIVIDADE PROFISSIONAL DA POLÍCIA NACIONAL DA UCRÂNIA
Professor Associado do Departamento de Direito Constitucional e Internacional da Faculty 4 da Kharkiv National University of Internal Affairs (Ucrânia). Doutorado em Direito.
Professor Associado do Departamento de Direito Constitucional e Internacional da Faculty 4 da Kharkiv National University of Internal Affairs (Ucrânia). Doutorado em Direito.
Professora Associada do Departamento de Direito Constitucional e Internacional da Faculty 4 da Kharkiv National University of Internal Affairs (Ucrânia). Doutorada em Direito.
Professor Associado do Departamento de Atividade Administrativa da Polícia da Kharkiv National University of Internal Affairs (Ucrânia). Doutorado em Direito.
Resumo
Palavras-chave
Como citar este artigo
Voitsikhovskyi, Andrii; Bakumov, Oleksandr; Ustymenko, Olena; Seliukov, Vadym (2019). “A Observância do Direito Humano à Liberdade contra a Tortura na Atividade Profissional da Polícia Nacional da Ucrânia (Artigo 3 da Convenção Para a Proteção dos Direitos Humanos e das Liberdades Fundamentais)”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 10, N.º 2, Novembro 2019-Abril 2020. Consultado [em linha] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.10.2.11
Artigo recebido em 3 Março, 2019 e aceite para publicação em 28 Agosto, 2019