Ricardo Real P. Sousa

Investigador Doutorado

Professor Auxiliar e coordenador do programa de mestrados do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e investigador integrado do OBSERVARE. Anteriormente foi diretor adjunto do OBSERVARE e da Revista JANUS.NET, e-journal of International Relations.

Doutorado pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais da Universidade Erasmus de Roterdão, Países Baixos, com uma tese nas áreas de Relações Internacionais e Ciência Política.

Durante o doutoramento foi membro da Escola de Investigação sobre a Paz e Conflito na Noruega organizada pela Universidade de Oslo, pelo Instituto de Investigação sobre a Paz em Oslo e pela Universidade Norueguesa para a Ciência e Tecnologia.

Tem um Mestrado em Desenvolvimento da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, Reino Unido, um diploma de estudos avançados em Estudos Africanos do Centro de Estudos Africanos do Instituto Universitário de Lisboa e uma licenciatura em Gestão do Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

Anteriormente trabalhou como investigador em Portugal, em agências das Nações Unidas em Timor-Leste e Guiana e como consultor de gestão em Portugal.

A sua investigação situa-se na área dos Estudos da Paz e da Guerra desenvolvida com uma abordagem multidisciplinar utilizando métodos mistos de pesquisa. Os seus temas de interesse são guerras civis e outras formas de violência política, a “maldição dos recursos”, intervenções externas e organizações internacionais com um mandato de segurança. Tem publicações sobre a região Africana, o Corno de África, Angola, Somália, as Nações Unidas e a União Africana.

Publicações mais recentes

Oliveira, Gilberto Carvalho de e Sousa, Ricardo Real P. (coord.) (2021) Conflict Resolution – Actors, Dynamics and Cases. Nova Iorque: Nova Publishers, Estados Unidos da América. ISBN 978-1-53619-497-5

Sousa, Ricardo Real P. e Oliveira, Gilberto Carvalho de (coord.) (2020) “Resolução de Conflitos – Estudos de Casos”. Curitiba: Juruá Editora, Brasil. ISBN 978-65-5605-223-6

Oliveira, Gilberto Carvalho de e Sousa, Ricardo Real P. (2021) Intelectual Pillars of the Conflict Resolution Field. Em Oliveira, Gilberto Carvalho de e Sousa, Ricardo Real P. (coord.) “Conflict Resolution – Actors, Dynamics and Cases”, pp 17-62. Nova Iorque: Nova Publishers, Estados Unidos da América.

Sousa, Ricardo Real P. e Oliveira, Gilberto Carvalho de (2020) As Intervenções de Resolução de Conflitos no Ciclo do Conflito. Em Sousa, Ricardo Real P. e Oliveira, Gilberto Carvalho de (coord.) “Resolução de Conflitos – Estudos de Casos”, pp: 47-83. Curitiba: Juruá Editora, Brasil.

Sousa, Ricardo Real P. e Oliveira, Gilberto Carvalho de (2020) Os Níveis de Intensidade no Ciclo do Conflito. Em Sousa, Ricardo Real P. e Oliveira, Gilberto Carvalho de (coord.) “Resolução de Conflitos – Estudos de Casos”, pp 27-46. Curitiba: Juruá Editora, Brasil.

Sousa, Ricardo Real P. e Oliveira, Gilberto Carvalho de (2021) Conflict Resolution Interventions in the Conflict Cycle. Working Paper CEsA CSG 185/2021 (pp. 1-65)

Sousa, Ricardo Real P. (2018) The Context of Conflict Resolution – International Relations and the Study of Peace and Conflict. Working Paper CEsA CSG 164/2018 (pp. 1-58)

Sousa, Ricardo Real P. (2017) “Genealogia da Investigação da Paz Behaviorista”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 8, N.º 1, Maio-Outubro 2017

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019