Ricardo Alexandre

Investigador Doutorado

Jornalista desde 1990, é editor de Politica Internacional de rádio e TV na RTP desde Junho de 2015. Jornalista na RDP-RTP desde 1993.

É investigador integrado do CEI – Centro de Estudos Internacionais do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e do Observare, Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa.

Apresenta na Antena1 o programa semanal de informação internacional Visão Global desde 2005. Foi vice-presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas no triénio 2015-2018 (Fevereiro). Representa o SJ no Conselho de Administração do Cenjor, Centro Protocolar de Formação dos Jornalistas.

Foi Diretor Adjunto de Informação da Antena1 de 2005 a 2012, período no qual, nos dois últimos anos, acumulou funções com a coordenação e apresentação do Programa da Manhã.

Primeiro doutorado em Ciência Política, com especialização em Relações Internacionais pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2017), com nota máxima, aprovada com distinção e unanimidade pelo júri a dissertação Yugoslavia: From Wars to European integration, Perspectives from university students in Bosnia and Herzegovina, Croatia, Serbia and Kosovo.

Visiting Scholar da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, a convite do Prof. Mark Mazower, History Department (2015), tendo apresentado parte do seu projecto de dissertação de doutoramento em sessão pública, no Harriman Institute da School of International and Public Affairs, a 29.04.2016.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019