Maria João Tomás

Investigadora Doutorada

Professora Auxiliar no Departamento de História da Universidade Autónoma de Lisboa, onde leciona História Comparada das Religiões e S.C.C. Pré Clássicas.

Docente/investigadora para a zona do Magreb e Médio Oriente, CEI-IUL, ISCTE-IUL, INDEG-IUL, IPPS-ISCTE, de 2014-2018.

Doutorada em História e Cultura do Médio Oriente Antigo, pela FCSH-UNL, Mestre em Sociedades Culturas e Civilizações Pré-Clássicas pela FL-UL, com estágios na UCLA, Universidade de Basileia e American University in Cairo, tendo tido bolsas de investigação da FCT, Fundação Calouste Gulbenkian e FLAD.

Coordenadora e diretora do projeto CASA ÁRABE, ISCTE-IUL, de 2013-2018, dedicada ao estudo, investigação, divulgação dos países do Norte de África e Médio Oriente, de onde se destacam as seguintes atividades: Semanas Culturais e Económicas, Ciclos de conferências, Exposições sobre política, cultura e economia nos países do Norte de África e Médio Oriente, Cursos de Literatura e de Política dedicados a esta região.

Autora de livros, capítulos de livros e artigos científicos, destaca-se Da Primavera ao Inverno Árabe, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2013, e ainda Internacionalização da Economia Portuguesa, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 2017. Está neste momento a preparar Negociação em Ambientes Culturais Distintos que deverá ser publicado em 2020.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019