Francisco Leandro

Investigador Doutorado

Francisco B. S. José Leandro é doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa, tendo obtido o Diploma Avançado em Direito Internacional (2011) – Istituto per gli Studi di Politica Internazionale e Instituto de Direito Internacional Humanitário (Milão, Itália), os Diplomas do Curso de Estado-Maior do Instituto de Altos Estudos Militares e do Curso de Estado-Maior Conjunto (2001-2003), uma Licenciatura em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, uma Licenciatura em Ciências Militares pela Academia Militar do Exército Português, bem como o Diploma de Conselheiro Jurídico da OTAN e de Conselheiro de Relações Públicas, pela escola da OTAN em Oberammergau (Alemanha). Em 2015, recebeu o Diploma da Academia de Comércio Internacional e de Direito do Investimento do Delta do Rio das Pérolas (PRAIA) da Universidade de Pequim / IEEM.

Entre janeiro de 2013 e julho de 2018, foi Professor Assistente da Universidade de São José, Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade das Indústrias Criativas (2014-2016), Secretário do Conselho Científico (2016-2017) e Professor Visitante do Instituto de Estudos Europeus em Macau (IEEM) (2013-2018). De 2016 a 2018 ocupou o cargo de coordenador do programa do Instituto de Estudos Sociais e Jurídicos da Faculdade de Letras da Universidade de São José – Macau, China. Em 2017 concluiu o seu pós-doutoramento na Universidade de Macau sobre a iniciativa Chinesa “uma rota uma faixa”. Atualmente é Professor Associado e Diretor-assistente do Instituto de Investigação dos Países de Língua Portuguesa, Universidade Cidade de Macau, China. Os seus livros mais recentes, publicados em 2018, 2019, 2020, intitulam-se respetivamente: The Geopolitics of OBOR (University of Macau); The Challenges, Development and Promise of Timor-Leste (City University of Macau); and The Belt and Road Initiative: An Old Archetype of a New Development Model (Palgrave, Macmillan).

Como oficial do Exército Português (1989 a 2012), foi agraciado com a Medalha de Serviço da União Europeia, Medalha de Serviço das Nações Unidas, Medalha D. Afonso Henriques, Medalha de Valor Militar de 2ª Classe e Medalha de Serviços Distintos do Exército Português, e também com 11 louvores nacionais e internacionais.

Francisco Leandro é colaborador regular do Jornal Tribuna de Macau, do Macau Link e da TDM (Macau TV) como comentador de assuntos internacionais e, colaborador ocasional do China Daily HK Edition, do Macau Business Magazine e da revista Chinese Social Sciences Today.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019