Constança Urbano de Sousa

Investigadora Doutorada

Doutora em Direito Europeu pela Universidade do Sarre, Alemanha.

Professora Associada de Direito da União Europeia e Investigadora do Ratio Legis e do OBSERVARE  da Universidade Autónoma de Lisboa.

É Professora no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna (com atividade suspensa).

É membro e investigadora da Rede Odysseus (Rede Académica de Estudos Jurídicos sobre Imigração e Asilo na Europa), fundada em 1999 e coordenada pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Livre de Bruxelas (ULB).

É, igualmente, professora na Escola de Verão em Direito Europeu de Imigração e Asilo da Universidade Livre de Bruxelas.  É deputada à Assembleia da República e membro efetivo da Comissão de Assuntos Europeus.

Foi Ministra da Administração Interna (2015-2017) e Conselheira e Coordenadora da Unidade Justiça e Assuntos Internos (JAI) da Representação Permanente de Portugal junto da EU, tendo chefiado a delegação nacional no Comité Estratégico Imigração, Fronteiras e Asilo da União Europeia (2006-2012).

É autora de vasta bibliografia no domínio da imigração e asilo, bem como do Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça da UE.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019