Brígida Rocha Brito

Sub-diretora | Investigadora Doutorada

Professora Associada na Universidade Autónoma de Lisboa, no Departamento de Relações Internacionais.

Atua na(s) área(s) de Ciências Sociais e Humanas com ênfase em Relações Internacionais e Sociologia, tendo-se dedicado aos Estudos Africanos Interdisciplinares em Ciências Sociais, nomeadamente na área do desenvolvimento.

Tem interesse pelas áreas temáticas da cooperação internacional e do articulação sócio-ambiental, incluindo acordos internacionais sobre o ambiente, intervenção local na preservação ambiental e conservação de espécies ameaçadas promovida por parcerias para o desenvolvimento.

Paralelamente à atividade académica tem realizado consultorias na avaliação de projetos de cooperação para o desenvolvimento em países africanos lusófonos, promovidos por Organizações Internacionais e por Organizações da Sociedade Civil (ONGD) e com financiamentos comunitários.

O trabalho académico tem sido reforçado pela atividade de investigação científica, com particular destaque para os Estudos Africanos centrando-se neste contexto nos processos de desenvolvimento comunitário orientados por objetivos de bem-estar e de promoção da qualidade de vida das populações locais, mediante a adoção de estratégias participativas e de envolvimento comunitário.

Após a conclusão do doutoramento, tendo beneficiado de bolsa concedida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), desenvolveu projeto de Pós Doutoramento concluído com sucesso e coordenou projeto de investigação científica também financiado pela FCT.

Ao longo da atividade académica e científica, integrou diferentes equipas interdisciplinares, tanto de investigação como de edição (JANUS.NET, e-journal of international relations), tendo coordenado linhas de investigação (no Centro de Estudos Africanos do ISCTE e no OBSERVARE).

Os outupts do trabalho científico materializam-se na participação em encontros científicos nacionais e internacionais com apresentação de comunicação, seja por convite, seja em painel, assim como na publicação de artigos científicos, capítulos de livros e coordenação de edições como livros, relatórios e Atas.

Tem participado na organização de eventos científicos de âmbito internacional, assim como convidada para integrar comissões científicas de Congressos com peer review.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019