Augusto Rogério Leitão

Investigador Doutorado

Jurista (Universidade de Coimbra) e sociólogo (Université Libre de Bruxelles) de formação, Mestre “en droit européen” pela Université Libre de Bruxelles e Doutor em Economia, especialidade “Direito Económico da Comunidade Europeia” pela Universidade de Coimbra.

Há mais de duas décadas que pratica e ensina as ciências do político através da pesquisa e análise de diversas dimensões da integração europeia, especialmente as suas dimensões externas; é Professor Associado (em exclusividade) da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Relações Internacionais) e titular da cátedra Jean Monnet “A Europa no Mundo” (aposentado desde Setembro de 2012).

Foi também Professor convidado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Licenciatura e Mestrado em Estudos Europeus), da Universidade dos Açores, da Universidade Lusíada, da Universidade de Salamanca, da Université Libre de Bruxelles, da Université de Louvain-la-Neuve, do Institut d’études politiques (Sciences Po) de Bourdeaux.

Além disso, entre outras funções, foi advogado (não exerce), Assessor Principal do Tribunal de Justiça da União Europeia (1986-1990), investigador associado e visitante do Institut d’études européennes da Université Libre de Bruxelles e da Université de Louvain-la-Neuve, do CERI do Institut d’études politiques de Paris (Sciences Po), da Chaire Raoul Dandurand de l’Université du Québec à Montreal (UQAM), da PUC-Rio e do PEPI da UERJ.

É Investigador integrado do Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais (NICPRI) e do Centro de Investigação da FCT.

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019