A exposição Arte além Palácio rumo a Cervantes: uma exposição, dois lugares pretende mostrar e celebrar a riqueza e diversidade da arte espanhola, particularmente as obras de Salvador Dalí e Joan Miró.
Assistir às obras de Dalí e Miró numa exposição “conjunta” oferece a oportunidade de apreciar os pontos de interseção, mas também as particularidades de duas visões distintas do surrealismo. Dalí, com una imaginação provocadora, e Miró, explorando uma perspectiva diferente do subconsciente.
De La Vida es Sueño a La Melodía Ácida, o objetivo é promover um diálogo enriquecedor entre arte e público, numa proposta itinerante, que terá lugar entre um palácio – o Palácio dos Condes de Redondo, sede da UAL – e, do outro lado da rua (de Santa Marta) – o Instituto Cervantes.
Esta exposição enriquecerá a compreensão do movimento surrealista espanhol e contribuirá para o enriquecimento da comunidade escolar que estará em contacto com o trabalho destes dois artistas.
Em parceria com a Fundação Universitária Ibero-Americana (FUNIBER) propõe-se expor entre maio e julho de 2025, um conjunto de gravuras que constituem parte da Obra Cultural da FUNIBER, contribuindo com a missão de difundir a cultura em diversos lugares do mundo.
Esta iniciativa fortalecerá, igualmente, os vínculos culturais e académicos entre as instituições participantes, concretamente, entre a UAL e o Instituto Cervantes, parceiros de cooperação desde 2019, e destas com a FUNIBER, com a qual a CEU (entidade instituidora da UAL) assinou um acordo de colaboração mais recentemente, abrindo-se um espaço para a planificação de futuras exposições.