Notícias e eventos

AULA ABERTA | PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – JUVENTUDE EM AÇÃO

29 Abr 2025 – 16:00
Auditório 1 e Online

Num mundo cada vez mais desafiado pela emergência climática e pelas crises ambientais, a juventude assume um papel central na construção de sociedades ambientalmente mais responsáveis e socialmente justa.
A aula aberta “Partilha de Experiências de Educação Ambiental: Juventude em Ação” surge como um espaço de diálogo e troca de boas práticas, onde jovens, educadores e atores sociais se apresentam como agentes de mudança e se disponibilizam a refletir sobre o papel da Educação Ambiental e da participação juvenil na transformação das políticas para um planeta mais saudável.
A Rede “Vamos Cuidar do Planeta” destaca-se como um exemplo inspirador, promovendo uma cultura democrática e fortalecendo a consciência cívica dos jovens. Ao incentivar a sua participação ativa em processos de tomada de decisão, esta iniciativa capacita-os para influenciar políticas públicas e desenvolver competências essenciais de liderança e comunicação.
Mais do que um debate, este encontro pretende ser uma ferramenta para a mudança, proporcionando novas abordagens para cultivar a consciência ambiental entre os jovens e a sociedade. Dar-lhes voz, ouvi-los e valorizar as suas ideias é essencial para repensar o papel da Educação Ambiental nos currículos escolares e preparar uma geração mais consciente e preparada para os desafios ambientais do presente e do futuro.
Se queres fazer parte desta conversa e contribuir para uma sociedade ambientalmente mais responsável e socialmente justa, junta-te a nós nesta partilha de experiências e reflexões!
Falaremos sobre Projetos Europeus ERASMUS+, iniciativas de cooperação na CPLP, voluntariado ambiental e Rede Vamos Cuidar do Planeta.

Inscreva-se neste evento AQUI

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019