GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NA IBERI-AMÉRICA. OS CASOS DO BRASIL, COLÔMBIA E PERU.
15 de Junho de 2021, 13h30 e 18h30.
Acesso ZOOMZOOM ID: 408 201 2362
Senha: 991 055
Embora o Brasil apresente a maior reserva de água doce do mundo, não deixa de enfrentar situações de stress hídrico, principalmente nas regiões metropolitanas, exigindo um sistema eficiente de gestão de seus recursos hídricos. Assim, analisar o Planejamento Estratégico (PE) de um Comitê de Bacias Hidrográficas ( CBH ) e suas ações, sob a perspetiva das dimensões da sustentabilidade – a económica, a social e a ambiental – pode ser útil para a proposição de um Sistema de Gestão do Conhecimento ( SGC), de modo que outros planos de bacia existentes no Brasil e no exterior se possam valer do SGC proposto para auxiliar o processo decisório na gestão de recursos hídricos. Atualmente os estudos sobre a dinâmica ambiental focam-se principalmente na investigação de uma ou duas dimensões ambientais. Por exemplo, o estudo da problemática ambiental, sociocultural ou ecossistémica de uma atividade produtiva, mais do que de todo o meio ambiente, suas relações e interações. Portanto, este olhar parcial não permite observar todas as arestas ambientais de uma atividade produtiva, suas implicações, que são responsáveis pela deterioração ambiental, e possibilidades de recuperação. Em consequência, a oportunidade para apresentar os enfoques integrais do estudo da água, que analisam todas as dimensões ambientais implicadas numa atividade produtiva, suas relações e interações, tanto internas como externas. Os enfoques integrais selecionados para o estudo da água são: Ecossistema – Cultura que se emprega na Colômbia e o Nexo Segurança Hídrica, Energética e Alimentar implementado no Peru.
4 Palestrantes convidados:
DUARCIDES FERREIRA MARIOSA – Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Brasil) – Professor e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade da PUC-Campinas (Brasil). Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas; Especialização em Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais pela FMU; Mestrado e Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa, Portugal, onde atualmente é Investigador Associado ao OBSERVARE. Coordena o Grupo de Trabalho sobre Indicadores e Monitoramento de Recursos Hídricos nos Comitês das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, Brasil.
ORANDI MINA FALSARELLA – Professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Brasil) – Possui graduação em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestrado em Informática pela PUC-Campinas e doutorado em Engenharia Mecânica na Área de Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Trabalhou em várias empresas na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desenvolveu projetos de TIC para o Ministério da Saúde do Brasil por meio de contrato de consultoria com a UNESCO, ONU – Escritório contra as Drogas e Crime, e Organização Panamericana da Saúde (OPAS). Atualmente é professor e pesquisador da PUC-Campinas, desenvolvendo projetos na área de gestão estratégica empresarial, gestão estratégica de TIC, Inteligência Organizacional e Competitiva, Sustentabilidade e gestão estratégica de recursos hídricos.
RUBEN DANILO BOURDON GARCÍA – Professor da Fundación Universitaria Agraria de Colombia (Colômbia) – Docente Coordenador de Investigación de la Especialización en Seguridad Industrial, Higiene y Gestión Ambiental, da Fundación Universitaria Agraria de Colombia – Uniagraria. Químico da Universidad Nacional de Colombia, Mestre en Medio Ambiente y Desarrollo e Doutor em Ciencias – Química da mesma Universidade. Atualmente desenvolve uma Estancia Postdoctoral em Medio Ambiente, na Empresa de Servicios Públicos del Municipio de Sesquilé na Colombia. Integra o grupo de apoio da Red Iberoamericana para el Estudio y la Gestión Sostenible del Agua y el Saneamiento – RED AGUAS.
FLOR GIANINA PAUCAR AEDO – Grupo de apoio (Peru) da Red Iberoamericana para el Estudio y la Gestión Sostenible del Agua y el Saneamiento – RED AGUAS – Graduada em Direito pela Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, Mestre em Derecho Ambiental y de la Sostenibilidad da Universidad de Alicante, Mestre em Ciencia Jurídica da Universidad del Valle de Itajaí-UNIVALI e Doutoramento em Derecho, com Menção Internacional da Universidad de Alicante. Coordenadora Académica e Diretora Encarregada da Carrera de Derecho na Universidad Científica del Sur no Perú. Atualmente, integra o grupo de apoyo da Red Iberoamericana para el Estudio y la Gestión Sostenible del Agua y el Saneamiento – RED AGUAS e é especialista Legal na Dirección de Disponibilidad de Predios del Ministerio de Transportes y Comunicaciones del Perú.