Notícias e eventos

CONFERÊNCIA | A ESTRATÉGIA DE GOVERNAÇÃO DA DIÁSPORA VENEZUELANA

10 Jan 2025 – 11:30

Auditório 1

A diáspora venezuelana, a maior da América Latina, 9 milhões de pessoas, um terço da sua população, espalhada por 90 países, configura uma “Nova Geografia”. Os cidadãos e as suas organizações, de carácter transnacional, põem em evidência a insuficiência do Estado.

A diplomacia oficial, subordinada aos interesses políticos e ideológicos da elite no poder, vai na direção oposta à “diplomacia pública” exercida pela diáspora e pelas suas organizações. Mais de 1300 organizações partilham valores e princípios e as suas ações definem a “Estratégia de Governação da Diáspora” e o carácter futuro do serviço externo.

Perante o vazio deixado pela “diplomacia oficial”, as organizações transnacionais da diáspora têm assumido cada vez mais a responsabilidade de cuidar destes cidadãos, das suas expectativas e necessidades, e de manter os laços com as instituições do país de origem.

O desenho da “Estratégia de Governação” considera a mudança de paradigma que rompe com preconceitos e crenças enraizadas nos espaços académicos e políticos; o trabalho de mais de uma década com as organizações da diáspora, e que inclui estudos e projetos em áreas como, empreendedorismo, comunicação, saúde mental, etc…; e os encontros semanais de televisão e rádio com estas organizações nos cinco continentes.

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019