João Gil Antunes

Investigador

João Gil Antunes é um advogado português que também tem experiência como secretário de tribunais arbitrais internacionais. Em ambas as funções, trabalhou em diversas controvérsias envolvendo Estados soberanos, organizações intergovernamentais e entidades privadas. Atualmente, é consultor jurídico no Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

No primeiro semestre de 2021, desempenhou funções de consultor jurídico de direito internacional na Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, onde participou nas atividades (formais e informais) dos Grupos de Trabalho do COJUR-ICC e COJUR.

Antes de ingressar no MNE, foi advogado associado da PLMJ (Lisboa, Portugal), onde atuou como advogado em diversas arbitragens internacionais e nacionais. Antes disso, foi consultor jurídico assistente no Tribunal Permanente de Arbitragem (Haia, Holanda), onde trabalhou com tribunais de arbitragem internacionais em controvérsias investidor-Estado e relacionadas com organizações intergovernamentais e comércio internacional, incluindo investimento estrangeiro, fronteiras marítimas e terrestres, recursos naturais, infraestruturas e controvérsias laborais.

Obteve a licenciatura e o mestrado pela NOVA School of Law (Lisboa, Portugal) e fala ou lê quatro línguas em vários níveis de proficiência.

Publicações mais recentes

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019