Vitor Tomé

Investigador Doutorado

Perito internacional em Educação para a Cidadania Digital (Conselho da Europa), membro do Expert Group on Tackling Disinformation through education and training (Comissão Europeia), investigador convidado no CIES-ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Literacia dos Média e Jornalismo), docente na Universidade Autónoma de Lisboa (Ciências da Comunicação), formador de professores (Ministério da Educação), formador de formadores (CENJOR) e jornalista profissional (CP1524). Concluiu uma licenciatura em Educação, pós-graduações em TIC e em Jornalismo, um doutoramento em Educação (2008, Literacia dos Media), e um pós-doutoramento de 6 anos em Ciências da Comunicação (2018).
Projetos internacionais em curso:
– Media Information Literacy – Community Connections (financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, através do EMIFund, 2024-2026) – coordenador geral
– IBERIFIER Plus – Iberian Digital Media Observatory (financiado pela Comissão Europeia, 2024-2026) – investigador convidado
– Redressing Radical Polarisation: Strengthening European Civil Spheres facing Illiberal Digital Media (DepolarisingEU) (financiado pela Comissão Europeia, 2024-28, COST Action, CA22165) – investigador
– ALGOWATCH – Developing algorithm literacy for all, to fight disinformation and foster e-inclusion with quality information for knowledge-based democratic societies (financiado pela Comissão Europeia, 2023-2025) – coordenador nacional
– “Luso-American Initiative for policymakers and their staff to counter disinformation through Media Literacy workshops” (LAI) (financiado Departamento Estados EUA, 2023-25) – coordenador
– “MEdia LIteracy for SEnior European citizens” (MELISE) – (financiado pela Comissão Europeia, 2023-2025) – investigador
– Digital Citizenship Education (Conselho da Europa, 2016-…) – investigador

Publicações mais recentes

Tomé, V. (2024, no prelo). A nova comunicação na formação de professores em literacia dos media, num contexto marcado pela desinformação e pela inteligência artificial generativa. In Gustavo Cardoso (Ed.), A Nova Comunicação (pp. 447-458) Coimbra: Almedina. 978-989-40-2280-0
Tomé, V., Sikharulidze, M., Urchukhishvili, G. & Lobzhanidze, S. (2024). Digital Citizenship Education: perceptions on the concept, self-reported competences and practices of Georgian School Society. The Journal of Media Literacy Education, Vol 16, 2. https://digitalcommons.uri.edu/jmle/vol16/iss2/6/
Sádaba, C. & Tomé, V. (Eds.) (2024). Uses of Media Literacy to tackle disinformation: the multiple roles of different stakeholders. Observatorio, 18, 1. https://obs.obercom.pt/index.php/obs/issue/view/93
Foà, C., Tomé, V., Margato, D., Paisana, M., Crespo, M., & Cardoso, G. (2023). Roles of journalists in media literacy initiatives: trainees and trainers. Continuity, collaboration, and sustainability of media literacy trainings to mitigate disinformation in Portugal. Profesional De La información Information Professional, 32(6). https://doi.org/10.3145/epi.2023.nov.21
Tomé, V. & de Abreu, B. (2023). Empowering Communities with Media Literacy: The Critical Role of Young Children. Peter Lang: New York.
Tomé, V., Branco, S., Nery, I. & Crespo, M. (2023). Portuguese Journalists training teachers in the new media education landscape during COVID-19. In Friesem, Y., Raman, U., Kanižaj, I., & Choi, G.Y. (Eds). The Routledge handbook on media education futures post pandemic (pp. 216.225). New York: Routledge.

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019