Bruno Carriço Reis

Investigador Doutorado

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidad Rey Juan Carlos de Madrid. Professor Associado no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), onde ocupa os cargos de subdirector e responsável ERASMUS.

Coordena o Doutoramento em Media e Sociedade no Contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e cocoordena o Núcleo de Investigação em Práticas e Competências Mediáticas (NIP-C@M). É membro eleito no Conselho Científico e no Conselho Pedagógico da UAL. Colabora como professor convidado no Mestrado de Comunicación y Cultura Digital (UAQ/México) e no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), onde é membro da comissão científica da licenciatura de Sociologia.

É investigador integrado no LABCOM (UBI) e investigador colaborador no OBSERVARE (UAL). Integra as equipas de investigação do NEAMP (PUC-SP/Brasil) e do Citizenship, Culture & Communication group (Vilnius Tech/Lituânia).

Publicações mais recentes

Carriço Reis, B. & Jerónimo, N. (2022). Pragmatismo (Sociologia pragmática). Em A. Tavares, R. Rocha, F. Sousa, P. Mendes, J. Freitas e D. Ferreira (Eds.), Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais. Almedina.

Carriço Reis, B. & Jerónimo, N. (2022). Grupo de Pertença. Em A. Tavares, R. Rocha, F. Sousa, P. Mendes, J. Freitas e D. Ferreira (Eds.), Dicionário de Ciência Política e Relações Internacionais. Almedina.

Carriço Reis, B.; Lopes, P.; Dias, C. e Tomé, V. (2020). Práticas y riesgos de una cultura juvenil digital: el uso de las redes sociales en Portugal, México y Cabo Verde. Em A. Dominguez e J. Sánchez (Coords.) Aproximación periodística y educomunicativa al fenómeno de las redes sociales (pp. 1169-1188). Madrid: Mc Graw Hill.

Tomé, V.; Lopes, P.; Carriço Reis, B. & Dias, C. (2019). Active citizenship and participation through the media: a community project focused on Pre-school and Primary school children / Exercício de cidadania ativa e participação através dos média: um projeto comunitário focado em crianças de Pré-escolar e 1º Ciclo. Revista comunicação e Sociedade. Número temático; Resgatar a participação, 36, 93-112. https://journals.openedition.org/cs/1614

Carriço Reis, B.; Dias, C.; Sousa, J.; Madeira, J.; Lopes, P. & Tomé, V. (2019). Direitos Digitais: Práticas e riscos de estudantes universitários do ensino público em Cabo Verde. Lisboa: Repositório institucional Camões. https://nipcom.autonoma.pt/wp-content/uploads/2020/02/Relatório-Cabo-Verde.pdf

Carriço Reis, B. & Rivera Magos, S. (Coords.) (2019). Comunicação política. Lisboa: Edi-UAL/NIP-C@M. https://nipcom.autonoma.pt/comunicacao-politica/

OBSERVARE | 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Unidade de Investigação avaliada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019. Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019