OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores

O Observatório de Relações Exteriores foi criado em 1996 como centro de estudos em Relações Internacionais da Universidade Autónoma de Lisboa. Desde então tem desenvolvido grande número de projectos de investigação nessa área científica, destacando-se a publicação de um anuário – JANUS – inicialmente co-editado com o jornal PÚBLICO e mais tarde assumido pela EDIUAL, editora da Universidade Autónoma.

Em 2010 foi reestruturado, adoptando a designação abreviada internacional de OBSERVARE. Os seus Estatutos definem-no como uma unidade universitária de investigação e como uma unidade orgânica da CEU – Cooperativa de Ensino Universitário / UAL – Universidade Autónoma de Lisboa, dotada de órgãos próprios.

O OBSERVARE integra um número significativo de Investigadores e desenvolve a investigação na área das Relações Internacionais, tendo definido linhas estratégicas para o seu enquadramento. Realiza iniciativas académicas e científicas – conferências, colóquios, mesas redondas entre especialistas – e alguns resultados dos estudos estão disponíveis numa colecção de livros.

Além do referido ANUÁRIO JANUS, publica ainda a partir do Outono de 2010 uma revista científica online, com peer review, designada JANUS.NET e-journal of International Relations, de acesso livre e gratuito, entretanto indexada em prestigiadas redes internacionais de publicações científicas.

Após avaliação positiva, o OBSERVARE é, desde 2015, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A acção do OBSERVARE articula-se estreitamente com os cursos do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Autónoma: a Licenciatura em Relações Internacionais, os Mestrados em Estudos da Paz e da Guerra e em Relações Internacionais e o Doutoramento em Relações Internacionais: Geopolítica e Geoeconomia.

O OBSERVARE mantém intensas relações de trabalho com Universidades e outras instituições portuguesas e estrangeiras que partilham interesses comuns, participando e promovendo programas transnacionais de investigação.



VER A ESTRUTURA ORGANIZATIVA DO OBSERVARE

 

Observare 2020 - Todos os direitos reservados

Unidade de Investigação avaliada e financiada pela FCT através do projecto UID/CPO/04155/2019.
Este site foi reestruturado através do financiamento por fundos nacionais da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do Projecto - Refª UID/CPO/04155/2019