O Anuário Janus celebra 25 anos. É, hoje, a única publicação portuguesa periódica, na área das Relações Internacionais, feita por especialistas para não especialistas. Ao longo deste período, contámos com a colaboração de centenas de autores com formação e experiência diversificadas que demonstram que a nossa área se faz com pluridisciplinaridade. Também trabalhámos em parceria com instituições nacionais e estrangeiras, como o comprova este número, desenvolvido em colaboração com o Ministério da Defesa Nacional.
Depois de uma pandemia que suspendeu o mundo por quase dois anos, no início de 2022, fomos surpreendidos pelo regresso da guerra a larga escala ao continente europeu, com a invasão da Ucrânia pela Federação Russa. A guerra, esse instrumento que julgávamos anacrónico, voltou, assim, ao centro das Relações Internacionais, influenciando os processos político, económicos e sociais e afetando a vida dos cidadãos em quase todo o mundo.
O Anuário Janus 2022, à semelhança de várias edições anteriores, conta com dois capítulos: o primeiro, dedicado à Análise da Conjuntura Internacional, percorre um conjunto de temas e geografias que foram marcando a atualidade nos últimos meses. O segundo capítulo, “O País que somos, o(s) Mundo(s) que temos”, insere-se num projeto homónimo do OBSERVARE, financiado ao abrigo do programa de estímulo à investigação em Segurança e Defesa do Ministério da Defesa Nacional e apoiado pela Cooperativa de Ensino Universitário.
Finalmente, não podemos deixar de alertar para aquele que é o maior constrangimento de uma publicação como a nossa: o papel não se compadece a voracidade do mundo atual, como bem o comprovam os acontecimentos deste ano. Justamente por isso, o Anuário Janus não pretende ser um espaço de informação, mas, sobretudo, de reflexão e análise.
O Anuário JANUS é publicado desde 1997, numa aposta clara do OBSERVARE e da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) pela difusão de informação e análise na área das Relações Internacionais escrita especialistas a pensar num público não especialista.
Ver PDF CompletoO PAÍS QUE SOMOS, O(S) MUNDO(S) QUE TEMOS (17 artigos)
1. Luís Moita
2. Luís Valença Pinto
3. Eduardo Caetano de Sousa
4. Fernando Jorge Cardoso
5. Nancy Elena Ferreira Gomes
6. Bruno Oliveira Martins
7. António José Seguro
8. Patrícia Daehnhardt
9. Ricardo Real P. de Sousa
10. Luís Lobo-Fernandes
11. Ana Paula Brandão
12. Pedro Duarte
13. Patrícia Galvão Teles
14. Sandra Fernandes
15. Daniel Cardoso
16. Sónia Sénica
17. Ana Isabel Xavier
Comentários recentes