“WAR IS A RACKET!” A EMERGÊNCIA DO DISCURSO LIBERTÁRIO SOBRE A 1ª GUERRA MUNDIAL NOS ESTADOS UNIDOS

»

alexandremarquesfonseca@gmail.com

Licenciado em Línguas e Relações Internacionais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Completou o 1º ano do Mestrado em Línguas Aplicadas ao Comércio Internacional na Universidade de Rouen e o 2º ano de Mestrado em História do Pensamento Político na ENS de Lyon. É doutorando no programa Democracia no século XXI do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).

Resumo

“Não é por coincidência que o século da guerra total coincidiu com o século dos bancos centrais”, escreve Ron Paul, candidato libertário “sensação” à presidência dos EUA em 2008 e 2012, no seu livro End the FED. Explorando brevemente o curto, mas poderoso panfleto do Major General Smedley Butler, “War Is A Racket”, onde este oficial demonstra especificamente quem lucrou economicamente e quem, por sua vez, arcou com o peso e a violência da 1ª Guerra Mundial, assumiremos que uma guerra nunca é travada com a aquiescência da população. No entanto, pretenderemos ir mais longe, procurando uma releitura da história oficial da 1ª Guerra nos Estados Unidos, através da lente do discurso libertário. O objectivo é, desta forma, compreender, de uma outra perspectiva, a mudança fundamental do paradigma de não intervenção dos Estados Unidos que decorre nesta guerra, ligando-a ao projeto que levaria à criação da Sociedade da Nações e à crescente relevância dos EUA no mundo. Por fim, estabeleceremos, explorando as teses lançadas no livro A Foreign Policy of Freedom, uma conexão fundadora entre as políticas de Woodrow Wilson e a política externa dos Estados Unidos ao longo do séc. XX e início do séc. XXI.

"Não é por coincidência que o século da guerra total coincidiu com o século dos bancos centrais", escreve Ron Paul, candidato libertário “sensação” à presidência dos EUA em 2008 e 2012, no seu livro End the FED. Explorando brevemente o curto, mas poderoso panfleto do Major General Smedley Butler, "War Is A Racket", onde este oficial demonstra especificamente quem lucrou economicamente e quem, por sua vez, arcou com o peso e a violência da 1ª Guerra Mundial, assumiremos que uma guerra nunca é travada com a aquiescência da população. No entanto, pretenderemos ir mais longe, procurando uma releitura da história oficial da 1ª Guerra nos Estados Unidos, através da lente do discurso libertário. O objectivo é, desta forma, compreender, de uma outra perspectiva, a mudança fundamental do paradigma de não intervenção dos Estados Unidos que decorre nesta guerra, ligando-a ao projeto que levaria à criação da Sociedade da Nações e à crescente relevância dos EUA no mundo. Por fim, estabeleceremos, explorando as teses lançadas no livro A Foreign Policy of Freedom, uma conexão fundadora entre as políticas de Woodrow Wilson e a política externa dos Estados Unidos ao longo do séc. XX e início do séc. XXI.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Fonseca, Alexandre M. da (2014). “«War is a rackett». A emergência do discurso libertário sobre a 1ª Guerra Mundial nos Estados Unidos”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 5, N.º 2, novembro 2014-abril 2015. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/789

Artigo recebido em 14 Julho, 2014 e aceite para publicação em 15 Outubro, 2014

JANUS.NET

e-ISSN: 1647-7251

ERC: 126 867
Portugal

Periodicidade: semestral
© Da edição: OBSERVARE
© Dos textos: os autores

DIRECÇÃO EDITORIAL

Director:
Luís Tomé
Subdirectora/Editora:
Brígida Brito

Propriedade

Cooperativa de Ensino Universitário
Rua de Santa Marta 47, 3º
1150-293 LISBOA
NIPC: 501641238

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

CREDITAÇÃO NACIONAL

SCOPUS
BOC
DIALNET
BOC
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
ANVUR

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

SCOPUS
BOC
SCOPUS
SCOPUS
BOC
SCOPUS
DIALNET
SCOPUS
SCOPUS

CREDITAÇÃO NACIONAL

ANVUR

TERMOS DE UTILIZAÇÃO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE COOKIES

Logo da Fundação para a Ciência e Tecnologia

OBSERVARE 2020 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa