“Não é por coincidência que o século da guerra total coincidiu com o século dos bancos centrais”, escreve Ron Paul, candidato libertário “sensação” à presidência dos EUA em 2008 e 2012, no seu livro End the FED. Explorando brevemente o curto, mas poderoso panfleto do Major General Smedley Butler, “War Is A Racket”, onde este oficial demonstra especificamente quem lucrou economicamente e quem, por sua vez, arcou com o peso e a violência da 1ª Guerra Mundial, assumiremos que uma guerra nunca é travada com a aquiescência da população. No entanto, pretenderemos ir mais longe, procurando uma releitura da história oficial da 1ª Guerra nos Estados Unidos, através da lente do discurso libertário. O objectivo é, desta forma, compreender, de uma outra perspectiva, a mudança fundamental do paradigma de não intervenção dos Estados Unidos que decorre nesta guerra, ligando-a ao projeto que levaria à criação da Sociedade da Nações e à crescente relevância dos EUA no mundo. Por fim, estabeleceremos, explorando as teses lançadas no livro A Foreign Policy of Freedom, uma conexão fundadora entre as políticas de Woodrow Wilson e a política externa dos Estados Unidos ao longo do séc. XX e início do séc. XXI.
“WAR IS A RACKET!” A EMERGÊNCIA DO DISCURSO LIBERTÁRIO SOBRE A 1ª GUERRA MUNDIAL NOS ESTADOS UNIDOS
alexandremarquesfonseca@gmail.com
Licenciado em Línguas e Relações Internacionais pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Completou o 1º ano do Mestrado em Línguas Aplicadas ao Comércio Internacional na Universidade de Rouen e o 2º ano de Mestrado em História do Pensamento Político na ENS de Lyon. É doutorando no programa Democracia no século XXI do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).
Resumo
Palavras-chave
Como citar este artigo
Fonseca, Alexandre M. da (2014). “«War is a rackett». A emergência do discurso libertário sobre a 1ª Guerra Mundial nos Estados Unidos”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 5, N.º 2, novembro 2014-abril 2015. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/789
Artigo recebido em 14 Julho, 2014 e aceite para publicação em 15 Outubro, 2014