SOBRE A DUPLA E PARADOXAL FUNÇÃO DOS MEDIA: PORTADORES DA IDEOLOGIA DOMINANTE E VEÍCULOS DO DISCURSO DISRUPTIVO

»

joserebelo@yahoo.com

Doutorado e Agregado em Sociologia. Presidente do Conselho Científico e director do Doutoramento em Ciências da Comunicação do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal). Director de TRAJECTOS – Revista de Comunicação, Cultura e Educação. Membro do Conselho de Opinião da Rádio e Televisão de Portugal (RTP, SA).

Resumo

Pretende-se avaliar a dupla função exercida pelos média tradicionais – Televisão, Rádio e Imprensa -, enquanto lugar de produção ideológica, assumindo-se como dispositivo de naturalização do discurso do poder, e enquanto lugar de confrontação, dando voz a projectos alternativos. Ambas as funções são ilustradas. A primeira, com aspectos ligados à cobertura mediática, nacional e internacional, da crise económica e financeira em Portugal. A segunda, com a cobertura de manifestações de contestação em Portugal e no Brasil. Conclui-se que, se os media tradicionais veiculam normas e hierarquias dominantes, acabam, também, nomeadamente pela pressão das redes sociais, por assinalar o seu desvio contribuindo, assim, mesmo se indirectamente, para uma re-significação de gentes e modos de vida.

Pretende-se avaliar a dupla função exercida pelos média tradicionais - Televisão, Rádio e Imprensa -, enquanto lugar de produção ideológica, assumindo-se como dispositivo de naturalização do discurso do poder, e enquanto lugar de confrontação, dando voz a projectos alternativos. Ambas as funções são ilustradas. A primeira, com aspectos ligados à cobertura mediática, nacional e internacional, da crise económica e financeira em Portugal. A segunda, com a cobertura de manifestações de contestação em Portugal e no Brasil. Conclui-se que, se os media tradicionais veiculam normas e hierarquias dominantes, acabam, também, nomeadamente pela pressão das redes sociais, por assinalar o seu desvio contribuindo, assim, mesmo se indirectamente, para uma re-significação de gentes e modos de vida.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Rebelo, José (2014). “Sobre a dupla e paradoxal função dos media: portadores da ideologia dominante e veículos do discurso disruptivo”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 5, N.º 2, novembro 2014-abril 2015. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/792

Artigo recebido em 28 Setembro, 2014 e aceite para publicação em 24 Outubro, 2014

JANUS.NET

e-ISSN: 1647-7251

ERC: 126 867
Portugal

Periodicidade: semestral
© Da edição: OBSERVARE
© Dos textos: os autores

DIRECÇÃO EDITORIAL

Director:
Luís Tomé
Subdirectora/Editora:
Brígida Brito

Propriedade

Cooperativa de Ensino Universitário
Rua de Santa Marta 47, 3º
1150-293 LISBOA
NIPC: 501641238

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

CREDITAÇÃO NACIONAL

SCOPUS
BOC
DIALNET
BOC
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
ANVUR

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

SCOPUS
BOC
SCOPUS
SCOPUS
BOC
SCOPUS
DIALNET
SCOPUS
SCOPUS

CREDITAÇÃO NACIONAL

ANVUR

TERMOS DE UTILIZAÇÃO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE COOKIES

Logo da Fundação para a Ciência e Tecnologia

OBSERVARE 2020 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa