OBSERVARE
Universidade Autónoma de Lisboa
ISSN: 1647-7251
Vol. 5, n2 (novembro 2014-abril 2015), pp. 99-113
SOBRE A DUPLA E PARADOXAL FUNÇÃO DOS MEDIA:
PORTADORES DA IDEOLOGIA DOMINANTE
E VEÍCULOS DO DISCURSO DISRUPTIVO
José Rebelo
joserebelo@yahoo.com
Doutorado e Agregado em Sociologia. Presidente do Conselho Científico e director do
Doutoramento em Ciências da Comunicação do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
(Portugal). Director de TRAJECTOSRevista de Comunicação, Cultura e Educão.
Membro do Conselho de Opinião da Rádio e Televisão de Portugal (RTP, SA)
.
Resumo
Pretende-se avaliar a dupla função exercida pelos média tradicionais - Televisão,dio e
Imprensa -, enquanto lugar de produção ideológica, assumindo-se como dispositivo de
naturalização do discurso do poder, e enquanto lugar de confrontação, dando voz a
projectos alternativos. Ambas as funções são ilustradas. A primeira, com aspectos ligados à
cobertura mediática, nacional e internacional, da crise económica e financeira em Portugal.
A segunda, com a cobertura de manifestações de contestação em Portugal e no Brasil.
Conclui-se que, se os media tradicionais veiculam normas e hierarquias dominantes,
acabam, também, nomeadamente pela pressão das redes sociais, por assinalar o seu desvio
contribuindo, assim, mesmo se indirectamente, para uma re-significação de gentes e modos
de vida.
Palavras chave:
Naturalização; poder/contra poder; dissenso; crise; Estudos Culturais
Como citar este artigo
Rebelo, José (2014). "Sobre a dupla e paradoxal função dos media: portadores da ideologia
dominante e veículos do discurso disruptivo". JANUS.NET e-journal of International
Relations, Vol. 5, N.º 2, novembro 2014-abril 2015. Consultado [online] em data da última
consulta, observare.ual.pt/janus.net/pt_vol5_n2_art6
Artigo recebido em 28 de setembro de 2014 e aceite para publicação em 24 de outubro
de 2014
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Sobre a dupla e paradoxal função dos media:
portadores da ideologia dominante e veículos do discurso disruptivo
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SOBRE A DUPLA E PARADOXAL FUNÇÃO DOS MEDIA:
PORTADORES DA IDEOLOGIA DOMINANTE
E VEÍCULOS DO DISCURSO DISRUPTIVO
José Rebelo
1. Introdução
Em 16 de Dezembro de 2001, António Guterres apresentava a sua demissão de
primeiro ministro de Portugal, a pretexto de que o país “estava num pântano”.
Sucedeu-lhe Durão Barroso que não tardou em chamar a atenção da opinião pública
para as dificuldades de um país que, segundo ele, “estaria de tanga”.
A crise teria contornos nacionais e exigiria, portanto, uma solução nacional.
Posteriormente, com o 1º ministro José Sócrates, a solução encontrada passou pela
realização de grandes obras públicas suscepveis de dinamizar, a montante e a
juzante, a estrutura produtiva portuguesa.
Mas, subitamente, o sistema financeiro norte-americano abalava fortemente com a
falência do grupo Lehman-Brothers. E, rapidamente, a tempestade atingia a Europa.
Assistiu-se, então, a uma notável inversão de discurso: grandes empresários, homens
de negócios, banqueiros que, arautos de um ultraliberalismo desenfreado, apregoavam
as virtudes do mercado e se insurgiam contra um Estado entendido como obstáculo ao
desenvolvimento exigiam, agora, a intervenção desse mesmo Estado.
“O bando dos poderosos” escreve Alain Badiou num artigo publicado no jornal Le
Monde em 17 de Outubro de 2008, “os bombeiros do fogo monetário, os Sarkozi,
Paulson, Merkel, Brown e outros Trichet mergulham no buraco central dos milhares de
milhões para clamarem: ‘Salvemos os bancos’”. E Alain Badiou prossegue, em tom
irónico: “Esse nobre grito humanista e democrático jorrou de todos os peitos políticos e
mediáticos”.
Em Portugal, rapidamente o poder político aderiu à tese da origem internacional da
crise e apontou para os mesmos caminhos: salvar a banca e relançar a economia
através da aceleração do investimento público. Milhares de milhões de euros afluíram
às caixas exangues do Banco Português de Negócios (BPN). Numa aplicação extrema
da velha teoria keynesiana, multiplicaram-se os projectos de modernização das redes
de transporte: as auto-estradas que rasgam campos desertos; o comboio de alta
velocidade (TGV) que urge concretizar; o novo aeroporto cuja construção não pode
mais ser adiada.
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A euforia não durará, contudo, mais do que dois anos. Dura, apenas, até ao momento
em que, nos areópagos europeus, se verifica que a receita não resultara: a dívida
externa dos Estados aumentara incessantemente e o endividamento das famílias tinha
ultrapassado os limites do aceitável.
E muda-se de rumo: a expansão desenfreada é substituída pela mais impiedosa
recessão que atinge, em particular, as economias mais frágeis do sul da Europa.
Em Portugal, surgem os “Programas de Estabilidade e Crescimento”: o PEC 1, o PEC2,
o PEC3, o PEC4 que significam sacricios e mais sacrifícios; impostos e mais impostos;
cortes e mais cortes perante uma opinião pública que assiste ao desbaratar das suas
parcas economias e perante uma classe política que, tirando proveito das medidas
impopulares, descortina a possibilidade de regressar ao poder.
E regressa, em Junho de 2011, sob a forma de uma coligação de centro-direita
PSD/CDS.
Só que, a mudança de governo não implicará mudança de políticas. Contrariamente ao
prometido, a austeridade não pára. Até vai aumentar. Porque, declaram os novos
responsáveis, o conhecimento dos dossiers mostra que o país estava ainda pior do que
se pensava. E pior porquê?
Por causa da crise internacional?
Não!
A causa internacional era subtilmente substituída pela causa nacional. A culpa já não
residia no estrangeiro mas nos erros do governo anterior e nos próprios portugueses
que, durante décadas, teriam vivido acima das suas possibilidades. Nem uma
refencia às vorazes campanhas publicitárias que ofereciam crédito para o dia
seguinte.
Não!
Os portugueses ter-se-iam deixado seduzir pelo consumismo e, agora, o momento era
chegado de pagarem a factura.
Factura pesada. Prova-o os anúncios de mais impostos, de mais cortes, de mais
desemprego.
Em Abril de 2013, os números relativos à execução orçamental ir-se-iam revelar,
contudo, desanimadores para o governo. Apesar do agravamento das medidas de
austeridade, falhavam todas as previsões: quanto à dívida pública, quanto ao défice
orçamental, quanto à evolução do produto interno bruto (PIB), etc.
Nova pirueta e regresso às razões internacionais da crise: afinal, a economia
portuguesa não melhorava, como seria de esperar, porque a crise europeia impedia a
absorção das exportações portuguesas…
Alguns meses decorridos e eis que surgem, como por magia, “sinais de melhoria”:
ligeira diminuição da taxa de desemprego, aumento das exportações, moderação da
descida do PIB. O discurso oficial releva estes “sinais” acrescentando, no entanto, que
eles devem ser interpretados com prudência. Prudência que se vai esbatendo à medida
que se aproximam as eleições para o Parlamento Europeu. Em Março de 2014, já não
há precauções a tomar. Oficialmente, a “crise” passa a ser conjugada no passado. Os
portugueses vivem cada vez pior? Que importa? O certo é que, de fonte
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governamental, o país “salvou-se da bancarrota”. Os portugueses estão pior mas o país
está melhor. E não faltam vozes que, do estrangeiro, saúdam o “tremendo esforço da
população portuguesa” e os “resultados assinaláveis” assim obtidos. Com o dealbar da
Primavera, soam tambores e trompetas proclamando o fim do regime de
“protectorado”. Portugal tornara a ser dono do seu destino, afirma-se nas esferas do
poder.
Esta rápida rememoração de alguns factos que marcaram a história política, económica
e financeira de Portugal nos últimos anos, permite:
1. Introduzir conceitos fundamentais, como os de problema público e de
acontecimento.
2. Avaliar o papel dos media na relação entre problema público e acontecimento assim
como a responsabilidade que detêm nos processos de massificação, de
institucionalização de problemas públicos e de acontecimentos.
2. Os media enquanto lugar de produção ideológica
Segundo Gusfield, citado por Louis Quéré numa conferência pronunciada no Porto em
Fevereiro de 1999 e publicada num número especial da revista Discurso ngua,
Cultura e Sociedade, da Universidade Aberta (Quéré, 2001: 97-113), a verificação de
um problema público implica:
1. Que ele seja assumido, enquanto problema, pela sociedade no seu conjunto.
2. Que ele suscite debate contraditório e conflitual.
3. Que ele esteja associado a uma acção pública visando a sua resolução.
Só que, a nossa contribuição para a definição de um problema é bem menor do que
seria de supor. Dito de outra forma: a instituição de um problema enquanto problema
é, em grande medida, exterior a cada um de nós. Na maioria das vezes, são-nos
exteriores, as estratégias conducentes à sua assunção colectiva e à sua colocação no
centro de debates, tal como nos são exteriores as acções, ou a simulação das acções,
que se propõem resol-los.
O quotidiano é feito de um eterno trilhar, em ziguezague, por entre problemas.
Desemprego. Insegurança. Falta de habitação. Crise. Problemas que são e não são
nossos problemas. São “nossos problemas” na medida em que nos afectam
directamente, em que, deles, somos vítimas. Não são “nossos problemas”, na medida
em que a sua génese nos é exterior. Trata-se de problemas que conheceram um
processo de naturalização. E é, justamente, esse processo de naturalização que nos faz
perder a ideia de exterioridade. Que faz com que não tenhamos consciência plena da
construção de um itinerário que, se não nos é imposto, nos é, pelo menos, insinuado.
Que faz, seguindo Pierre Bourdieu, com que se estabeleça uma espécie de cumplicidade
entre dominante e dominado, através da qual o dominado, negligenciando a sua
condição de dominado, “se esqueça de si e se ignore, submetendo-se [ao dominante]
da mesma maneira que contribui, ao reconhecê-lo, para fundá-lo” (Bourdieu, 1982:
119).
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Os grandes meios de comunicação social jornais, estações de rádio, canais de
televisão constituíram, desde sempre, o núcleo desses processos de naturalização.
Fabricando adesões. Forjando consensos. Não os “consensos comuns”, de inspiração
kantiana, mas os que ocultam estratégias que António Gramsci designaria por
“hegemónicas”. Consensos, ou melhor, pseudo-consensos que, para citar Jacques
Rancière, numa conferência que realizou em Março de 2010 na Universidade de Lile
com o título Y a-t-il des crises politiques?, significam acordos impostos, monopólios de
sentido exercidos por oligarquias de especialistas.
Imperceptivelmente, esses grandes meios de comunicação social convertem uma
história fragmentada, em função de interesses e de oportunidades, por vezes
inconfessáveis, numa continuidade feita de mutações tão dissimuladas quanto
incessantes, criando, assim, uma aparente “unidade indivisível”, para recorrer ao
conceito de Edmund Husserl, que se manifestaria sem interrupções, sem hiatos.
Unidade consentida e com-sentido entre “o que acaba de se passar” e “o que vai
passar-se” (Rebelo, 2006: 20).
Ao princípio, a crise era portuguesa. Depois internacional. Mais tarde de novo
portuguesa. Tempos volvidos, outra vez internacional. Para, enfim, mergulhar no
domínio das coisas passadas, resolvidas.
E quem se aperceberá de tal variação?
É o vaivém das notícias e comentários. Ou das supostas notícias e dos supostos
comentários. Hoje, as páginas dos jornais, os tempos das emissões radiofónicas e
televisivas abundam em tal versão. Insaciavelmente repetida. Apresentada como
incontestável, como indiscutível. Amanhã, essa mesma versão começa a definhar até
desaparecer e ser substituída por outra. Igualmente incontestável. Igualmente
indiscutível. Tudo sem desenlace. Sem que a passagem, o momento da mutação
qualitativa, o momento Kairos para dizer como Louis Marin no seminário sobre
Sémantique des Systèmes Représentatifs que dirigiu na École des Hautes Études en
Sciences Sociales, de Paris, no ano lectivo 1990/1991, seja captado pelo leitor, pelo
ouvinte, pelo telespectador.
Tudo se passa como se a narrativa mediática não tivesse fim. Porque,
independentemente da versão em curso, a narrativa mediática investi
sistematicamente, como sublinha Jean-Pierre Esquenazi (2002: 78), num triplo
dispositivo:
- Num dispositivo de institucionalização que se consubstancia nas operações de
classificação, de ordenação e de tipificação das experiências que perdem, assim, a
sua originalidade para se diluírem no interior de paradigmas exteriores aos sujeitos.
- Num dispositivo de explicação racionalizante, ligada a uma visão normativa, a uma
tentativa de imposição da ordem social específica, à reprodução das hierarquias
vigentes.
- Num dispositivo de repetição. “Pela repetição”, observa Pierre Moscovici, “a ideia
dissocia-se do seu autor; transforma-se numa evincia independentemente do
tempo, do lugar e da pessoa; deixa de ser a expressão de quem fala e passa a ser a
expressão da coisa de que se fala” (1981: 198-199).
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Cada meio de comunicação social, através do espaço cénico que monta (Goffman,
1991: 134), constrói, pois, uma identidade discursiva, geradora, por sua vez, de um
imaginário social que ele espera transmitir à massa dos seus destinatários.
Numa dissertação de Mestrado em Relações Interculturais, apresentada na
Universidade Aberta, em 2013, com o título “Representação dos portugueses no
discurso mediático europeu: as notícias sobre a crise financeira”, Irina Fresco Veríssimo
procede a uma análise da forma pela qual alguns jornais europeus se ocuparam de
Portugal. O corpus foi constituído por 25 artigos, publicados no El País, no Le Figaro, no
The Times, no Irish Independet e na Gazeta Wyborcza, da Polónia, de 23 de Março a 10
de Julho de 2011, isto é, entre a demissão do 1º ministro José Sócrates e a
apresentação das medidas de “ajustamento orçamental” pelo então ministro das
Finanças, Vítor Gaspar.
Das categorias temáticas atribuídas ou associadas a Portugal destacam-se, por ordem
de importância: «Desespero/Desalento», «Despesismo/Endividamento», «Instabilidade
política», «Teimosia», «Falta de Rigor/Desorganização/Desonestidade», «Justiça
ineficaz/Corrupção», «Preguiça», «Mercado laboral pouco competitivo», «Má gestão dos
organismos públicos», «Mercado imobiliário inadequado».
Note-se que, raramente, o enunciar de qualquer destas categorias se apoia no relato de
um caso concreto. Apoia-se, antes, em considerações gerais, em assertividades que
dispensam fundamentação. É dito. E, por ser dito, é verdade. Como salienta a autora,
“partindo do pressuposto de que os portugueses são um povo triste, os jornalistas não
pouparam em expressões como «drama», «infeliz sina», «agonia» ou «sem
esperança»”. No entanto, em apenas dois dos artigos analisados é dada a oportunidade
aos portugueses para exprimirem os seus sentimentos relativamente à situação. “As
restantes descrições do ânimo da população portuguesa” prossegue Irina Veríssimo,
“são feitas a partir da própria percepção dos jornalistas”. Garante-se em Legaro de
25 de Março:
"Todos os olhos estão agora voltando-se para Lisboa, onde se
desenrola a continuação do drama."
O mesmo se pode dizer quanto à «Preguiça», característica que, referida em quatro dos
artigos analisados, nunca é acompanhada de um indicador socioecomico susceptível
de a sustentar. Veja-se, a propósito, o fragmento seguinte do jornal polaco Gazeta
Wyborcza, de 16 de Abril:
"Os gregos que se manifestam nas ruas ou os membros da
oposição no parlamento português estão plenamente conscientes
do facto de que sem a pertença à UE as suas vidas serão ainda
piores. A raiva por detrás destes protestos foi causada por uma
deterioração da situação devido ao facto do financiamento europeu
o estar mais a fluir livremente, num momento em que os jovens
estão sendo chamados a trabalhar mais e pagar a preguiça da
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geração de seus pais, que ignorou a necessidade de poupar para
um futuro melhor".
Povo triste e preguiçoso que, o que não deixa de ser contraditório, se deixou enredar
nas teias do consumismo. Eis a principal razão da crise como se escreve na edição de
24 de Abril de 2011 do El País:
"Endividamento é a palavra que melhor se adapta ao enigma
socioeconómico do país. Mais de 2,4 milhões de portugueses
devem cerca de 120 mil milhões de euros em empréstimos
hipotecários, como resultado do modelo social promovido nos
últimos anos e a que todos aspiravam: casa nova, carro novo,
crédito barato, modernização tardia. A crise terminou
abruptamente com a miragem (…)".
Aspecto, este, difícil, aliás, de debelar. Espanta-se o The Times de 5 de Junho que,
apesar da crise e das medidas de austeridade, ainda se vejam pessoas “que vão ao
cinema, tomam o pequeno-almoço fora, vão ao teatro”.
Saída para a crise? Só há uma, o resgate internacional. Mas o 1º ministro português
hesita. Peremptoriamente, o Le Figaro afirma a 25 de Março.
"Dois dias de reunião da cúpula da UE em Bruxelas, sob a pressão
constante dos mercados, não foram suficientes para convencer o
primeiro-ministro José Sócrates a procurar ajuda oficial da UE e do
FMI. (…) O dinheiro está lá para ajudar Portugal, a vontade política
também, mas, por agora, a Europa só pode assistir, de braços
cruzados, à descida ao inferno de Portugal, ameaçado de falência,
se não apelar para o resgate internacional.”
De pouco valem, contudo, as hesitações perante a inexorabilidade do resgate. De facto,
e como sublinha a Gazeta Wyborcza de 11 de Abril:
“(…) os credores tiveram que lutar durante muito tempo com o
Governo Português de José Sócrates para que este aceitasse a sua
mão estendida”.
Curiosa imagem: os credores de mão estendida para ajudar, e o responsável político do
país endividado hesitante em aceitar a ajuda.o admira, por conseguinte, o epíteto
com que é qualificado: “teimoso”.
A conclusão do processo vem no The Times de 7 de Abril:
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“Portugal, terra das canções melancólicas de fado, aceitou a sua
infeliz sina na noite passada: Vai ter que engolir seu orgulho e
aceitar um pacote de ajuda. Não havia alternativa”.
Os organismos públicos estão mal geridos? A Justiça é ineficaz? É ainda o The Times
que, em 5 de Junho, antecipa a solução: “Um governo de centro-direita será bem
recebido pelos investidores, que perderam a fé em Portugal”. E assim se resolverá a
falta de competitividade do mercado laboral tal como a inadequação do mercado
imobiliário.
Note-se que, na maioria esmagadora das vezes, e sobretudo quando se trata de jornais
publicados em regiões menos atingidas pela crise, como a Inglaterra e a França, a
situação portuguesa, irlandesa, grega e espanhola é vista indiscriminadamente.
Apresentada como um todo. Não faltarão, até, expressões pejorativas os “PIGS-
para classificar esses países, esses povos do sul europeu que, no entender de Ângela
Merkel, como lembra a Gazeta Wyborcza de 2 de Junho, não merecem ajuda enquanto
tiverem “um monte de feriados” ou não pararem de “andar à toa
1
Naturalmente, cada um dos países incluídos na amálgama assim construída, procura
demarcar-se dos restantes. Mostrar que as origens da crise que atravessa são de
natureza diferente e que a crise, não se revestindo da mesma gravidade, é de
resolução mais simples. Assiste-se, então, a uma estratégia quase fratricida que
consiste em denunciar aqueles que se encontram, ainda, em pior estado. É o que faz o
jornal de maior circulação na Irlanda, o Irish Independent que, a 25 de Março,
considera:
.
“Portugal tem problemas significativos - altos níveis de
endividamento, crescimento anémico e um desafio de liquidez
imediata”.
Três semanas depois, o mesmo jornal volta à carga, agora de forma mais explícita e
associando Portugal e a Grécia:
“(…) que desperdiçaram milhões de dólares em projectos de
comparsas e promessas eleitorais locais.”
Mas o quadro explicativo que perpassa da cobertura internacional aqui evocada
conjuga-se, em grande medida, com o discurso que, na mesma época e sobre o
1
Num artigo publicado no Le Monde, em 12 de Novembro de 2012, Ulrich Beck refere-se assim a Ângela
Merkel: “São numerosos os que vêem na Chanceler alemã a rainha sem coroa da Europa. Quando se
coloca a questão de saber de onde lhe vem o poder, é-se remetido para uma das características que
melhor definem o seu modo de fazer: uma habilidade maquiavélica”. E o sociólogo e filósofo alemão
continua: “Merkel prefere e aqui reside toda a ironia maquiavélica da sua postura fazer depender a
disposição da Alemanha em conceder créditos, da aceitação, pelos países endividados, das condições
impostas pela política alemã de estabilidade. É o primeiro princípio de Maquiavel: tratando-se de ajudar
os países endividados com o dinheiro alemão, a posição de Ângela Merkel não é nem um sim franco nem
um não categórico, mas um nim, entre os dois”.
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mesmo tema, dominou a própria imprensa portuguesa de maior expressão. Muitos dos
estereótipos usados na imprensa internacional beneficiaram, nos meios de comunicação
social portugueses, de idêntico acolhimento. Em particular no que toca às causas
profundas da crise, também elas frequentemente relegadas para um sujeito colectivo
um “nós” afinal responsável pela dívida. Também nos meios de comunicação social
portugueses se desencadearam tentativas de demarcação, sobretudo relativamente aos
gregos. E não faltaram as notícias sobre novos e mais penalizadores programas de
austeridade que abalariam a sociedade grega. E não faltaram imagens sobre violência
nas ruas das principais cidades gregas, assaltos a Bancos e a supermercados. Enfim, o
contrio da atitude, mediaticamente apresentada como sendo calma e compreensiva
da população portuguesa, apostada em ultrapassar um período visto como provisório.
O discurso oficial, ampliado pelos media, não economiza esforços para fazer passar
esta ideia de provisoriedade, de vontade generalizada em corrigir erros do passado.
Daí, o investimento na criação de eufemismos que escondem medidas drásticas
dirigidas contra sectores alargados e mais pobres da população. Com efeito, termos e
expreses, no entanto carregados de ideologia, são insistentemente repetidos nos
media portugueses, numa escie de litania mediática ou de refrão retórico (Derrida,
2004: 134). Objecto de um processo de naturalização, insinuaram-se
progressivamente, esses termos e expressões, na linguagem do quotidiano, reeditando
a novilíngua orwelliana. Exemplos:
- Chumbo do Tribunal Constitucional (que, na prática, corresponde a fazer recair sobre
o Tribunal Constitucional as consequências da decisão por este tomada
relativamente a diplomas do governo manifestamente inconstitucionais);
- Regresso aos mercados (dado como exemplo de sucesso da política do governo no
domínio financeiro);
- Ajustamentos (que significam cortes de salários de funciorios públicos e, em geral,
cortes nas despesas de educação, de saúde e de assistência social);
- Medidas de convergência (que se traduzem pelo alinhamento dos estatutos
profissionais no sector público e no sector privado, sempre no sentido do estatuto
menor);
- Gorduras do Estado (para designar os supostos gastos excessivos ou injustificados
no funcionamento do próprio aparelho de Estado, oficialmente atribuídos ao governo
anterior, obviamente de outra cor política);
- Contribuição Extraordinária de Solidariedade e taxa de sustentabilidade (para
nomear as reduções das pensões de reforma);
- Taxas moderadoras (que oneram o acesso aos serviços de urgência dos hospitais
blicos);
- Requalificação profissional (extinção de um posto de trabalho e despedimento do
respectivo trabalhador);
- Imparidades (para referir fraudes cometidas por grupos financeiros particularmente
importantes);
- Flexibilidade (alterações às leis do trabalho facilitando despedimentos e celebração
de contratos a prazo);
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- Inverdades (declarações falsas);
- Consolidação orçamental (aumento de impostos).
De Novembro de 2007 a Setembro de 2009, a palavra “crise” surgiu em 1252 notícias
inseridas no site do canal público da televisão portuguesa (Andringa, 2009: 81-88). A
“CRISE”, sempre a “CRISE” que, em toda a sua dimensão anaforizante, escapa a
qualquer questionamento sobre génese e consequências. A “CRISE” que incorporamos
e à qual nos referimos como factor explicativo de tudo quanto nos rodeia. A “CRISE
que, retomando Jacques Rancière, “funciona, no espaço mediático, como uma máquina
interpretativa que faz parte do discurso dominante”.
Compete, a uma sociologia crítica, no sentido habermasiano da expressão, desconstruir
essa amálgama de versões mediáticas que se sucedem imperceptivelmente. Que, em
cada momento nos impõem uma “verdade”. A “verdade”. Compete-lhe desmontar esse
palimpsesto. Denunciar supostas evidências. Combater lógicas aparentemente neutras,
segundo as quais o acontecimento actualiza o problema público (o encerramento de
uma fábrica, por exemplo, reforça, em nós, a ideia da crise) e, inversamente, o
problema público constitui o quadro explicativo do acontecimento (é por causa da crise
que a fábrica encerra).
3. Os media enquanto lugar de confrontação
Desconstruir, desmontar, denunciar, combater: tudo objectivos do modelo de sociologia
crítica que se propõe. Modelo de sociologia crítica que, aplicado aos media, pode ir mais
longe, no aprofundamento da reflexão sobre o papel que estes desempenham na
estruturação da opinião pública
É que, se os media constituem um dispositivo central para a naturalização/socialização
das ideias e projectos de vocação hegemónica, como se tem vindo a defender, eles
constituem, igualmente, um factor decisivo para a propagão de ideias e de projectos
contra hegemónicos.
Na esteira dos Estudos Culturais iniciados em Birmingham nos anos oitenta do século
passado, por cientistas sociais como Hoggart e Stuart Hall, diamos que o campo dos
media não é um todo coerente, harmonioso, perfeitamente articulado. Mais do que a
expressão de uma classe dominante, o campo dos media reflecte alianças conjunturais
entre fracções de classe que se podem neutralizar ou entre as quais se podem abrir
falhas, clivagens.
Por outro lado, os media o constituem meros dispositivos tecnológicos de
transmissão de acontecimentos. Em primeiro lugar porque o acontecimento não existe
de per si. Em segundo lugar porque os media são, simultaneamente, sujeito e objecto
do ambiente que os rodeia.
Vejamos mais em pormenor cada um destes aspectos de importância fundamental para
uma sociologia dos media.
1. O acontecimento situa-se no ponto de convergência da ocorrência com a respectiva
percepção. E esta depende do olhar do jornalista, do seu Lebenswelt, para citar
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Habermas
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2. Se é certo que os media contribuem para a hierarquização dos temas de debate no
espaço público
, assim como das estragias editoriais do próprio órgão de comunicação
social, com o qual o jornalista tende a desenvolver mecanismos miméticos.
Protagonista de uma dupla relação com a cultura em que se inscreve e com o
colectivo de trabalho de que é parte o jornalista exerce, assim, uma função de
Gatekeeping, como lhe chamou David White numa obra célebre que publicou em
1950, filtrando os acontecimentos a mediatizar e definindo critérios que os destacam
ou os minimizam através da respectiva paginação/alinhamento.
3
, não é menos certo que os mesmos media são, em contrapartida,
penetrados por esse espaço público que influenciam. Isto é, entre a agenda
mediática e a agenda pública estabelece-se uma espécie de relação de simbiose em
que cada uma contamina e é contaminada pela outra sem que se possa determinar
com precisão qual a contaminação primeira
4
.
Daí que, no campo dos media, irrompam estratégias por vezes contraditórias. Se
afirmem autonomias de decisão. Se infiltrem subculturas. Ecoe a voz de minorias. Se
faça ouvir o clamor do dissenso.
Organizões como “Anonymous”, “Hacktivismo”, “Indignados” ou “Occupy Wall Street”
souberam captar a atenção dos grandes meios de comunicação social, à escala nacional
e transnacional. E as suas iniciativas tornaram-se conhecidas no mundo inteiro.
Tais movimentos, privilegiam estratégias discursivas e acções demonstrativas que
transgridem a norma e provocam, deliberadamente, aquele indivíduo ou grupo social
ou político que é objecto da sua contestação.
Recusam a polémica mas apostam na sátira.
Recusam a polémica na medida em que ela implicaria o reconhecimento da legitimidade
do opositor, logo convidado a contra-argumentar. Apostam na sátira porque ela, pelo
contrário, supõe a desvalorização do adversário logo relegado para um plano inferior e,
portanto, impedido de replicar. Não importa (con)vencer o adversário pela
argumentação. Importa, antes, vencê-lo pelo ridículo.
E lá estão os grandes meios de comunicação social, os jornais, as estações de rádio, os
canais de televio, para cederem espaços e/ou tempos de emissão à descrição do
insólito. Do imprevisto. À publicização da caricatura. Do disforme. Do grotesco.
Portugal tem sido palco de situações deste género. Na sequência do draconiano
Programa de Assistência Ecomica, celebrado entre Portugal a União Europeia, o
Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional desencadearam-se
manifestações de protesto, do tipo flash mob, contra a chamada “troika”
2
Traduzível por “mundo vivido” ou “vivência do mundo”, este conceito, associado aquele nível profundo de
uma colectividade onde se enraízam linguagens, normas e comportamentos comuns, é largamente
abordado pelo filósofo alemão em Théorie de l’agir communicationnel.
3
Se não nos dizem como pensar indicam-nos sobre o que pensar, como sublinha Bernard Cohen em The
Press and Foreign Policy, pp. 120/121.
4
Neste ponto, afastamo-nos de autores como Becker, McCombs e McLeod que atribuem a prevalência à
agenda mediática: “Existe uma relação entre a agenda dos media e a agenda pública, sendo a primeira
aquela que inicia o processo” (Becker, McCombs e McLeod,The Development of Political Cognitions”, in
Political Communication. Issues and Strategies for Research, Sage Annual Reviews of Communication
Research, Vol. 4, p. 38; apud Enric Saperas, Os Efeitos Cognitivos da Comunicação de Massas, p. 56).
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A contestação deveu-se a pequenos grupos associados numa plataforma auto-
designada Que Se Lixe A Troika. De contornos difusos, politicamente situada numa
esquerda de difícil catalogação, tal plataforma deu o primeiro e grande sinal de si em
15 de Setembro de 2012. Atras das redes sociais, começaram a circular petições
apelando a concentrações populares em Lisboa e noutras cidades do país. O apelo
espalhou-se como uma mancha de óleo e, no dia e na hora prevista, largas centenas de
milhar de pessoas aí estavam para afirmar a sua indignação. Para espanto de toda a
gente, em particular dos próprios promotores, mais de meio milhão de manifestantes
concentraram-se na capital portuguesa. Novos e velhos. De direita e de esquerda. Ou
despidos de qualquer etiqueta política. Muitos, saíam à rua pela primeira vez. Único
traço comum: gritar contra as decisões do governo, acusado de lhes retirar fatias dos
ordenados, das pensões ou das reformas, e de lançar no desemprego gente e mais
gente. Nunca visto. Espontaneamente, surgiram cartazes e soltaram-se slogans.
Cartazes improvisados, artesanais porque cada manifestante fazia o seu. Slogans bem
dispostos. Glosando a situação do país e gozando com os responsáveis desta.
É certo que o processo de mobilização se iniciara na Internet. Mas nunca atingiria
tamanha dimensão se os grandes meios de comunicação social não tivessem, também
eles, emprestado a sua ajuda. Durante dias a fio foram anunciando o evento. Dando
pormenores da organização. Fazendo previsões sobre o eventual sucesso da iniciativa.
Acabaram, finalmente, por naturalizar a contestação. E, ao naturalizá-la, acabaram por
institucionalizá-la, por lhe retirar aquela carga de risco susceptível de afastar os não
habituados.
Depois foi uma série ininterrupta de mini confrontações.
Muitos foram os membros do governo que, em cerimónias oficiais, se viram hostilizados
por grupos de jovens cantando “Grândola Vila Morena”. O objectivo não poderia ser
mais claro: confrontar esses membros do governo com a música de José Afonso que
simboliza a revolução de Abril. Tal prática ganhou até uma designação: “grandolar”.
Mas o sucesso da iniciativa ficou a dever-se aos jornais, aos canais de televio e às
estações de rádio que reproduziram, em inúmeros textos e imagens, esse “grandolar”
constante e perturbador.
E a chacota de que foi alvo o ministro das finanças, Vítor Gaspar... Sonoras
gargalhadas de meia dúzia de elementos da assistência sublinharam cada pausa do
discurso que ele proferia na apresentação de um livro. Nos ecrãs dos diferentes canais
de televisão que, de imediato, captaram o acontecimento, surgiu a cara de um ministro
atónito, perdido. Sem saber que dizer. Nem para onde olhar.
Os exemplos de ocorrências deste tipo que, desencadeadas de forma mais ou menos
espontânea via net, conquistam, depois, vastos espaços e tempos nos grandes meios
de comunicação social tradicionais, não faltam, por esse mundo fora.
A afirmação das redes sociais como alavanca mobilizadora verificara-se, já, em
Fevereiro de 2003, quando milhões de pessoas em todo o mundo invadiram as ruas.
Assim, de repente. Sem que tal acto se devesse a convocações partidárias tradicionais
mas a mensagens, apelos e petições contra a intervenção americana no Iraque que
fervilharam em rede, essa marca distintiva e estruturante dos novos movimentos
sociais.
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Os telemóveis de 3ª geração, que apareceram no mercado em finais da década de
noventa, acentuaram a tendência. Constituíram, sem dúvida, o dispositivo catalizador
da Primavera Árabe, campo de tantas reportagens jornalísticas. Seguiram-se o
movimento das “Indignadas”, em Madrid; o movimento “Occupy Wall Street”, em Nova
Iorque; o movimento “Junho Furioso”, no Brasil.
Vejamos com algum detalhe este último caso cuja dimensão, tão extraordinária quão
surpreendente não é alheia à importância que os grandes órgãos de comunicação social
brasileiros lhe conferiram.
Tudo começou a 3 de Junho de 2013 quando, respondendo a um apelo lançado através
das redes sociais, escassas centenas de pessoas se reuniram em São Paulo e no Rio de
Janeiro. Razão imediata do protesto: o previsto aumento do preço dos transportes
públicos. Razão profunda: o mal estar provocado pela somas gigantescas dispendidas
com a organização, no Brasil, do Campeonato do Mundo de Futebol. Duas semanas
mais tarde, precisamente a 20 de Junho, elevava-se a 100.000 o número de
manifestantes concentrados na Avenida Rio Branco, no Rio de Janeiro, e outros tantos
na Avenida Paulista.
Entretanto, 24 jornalistas eram feridos ou detidos pelas forças policiais de São Paulo.
Um dos feridos é uma repórter do influente jornal Folha de São Paulo. A imagem do
rosto ensanguentado da repórter passa nos principais blocos informativos das
televisões brasileiras e leva a que o seu jornal opere uma singular inversão de discurso.
Com efeito, o mesmo órgão de comunicação social que, dias antes, exortara a polícia a
pôr fim à violência nas ruas acusava, agora, essa mesma polícia, de ser fautora de
vioncia gratuita. E, para mulo, outra imagem, não menos impressiva, de uma
jovem manifestante atingida com gás pimenta, é estampada na primeira página do
New York Times.
Como salienta Eduardo Santos, professor de Relações Internacionais na Universidade
Federal Fluminense, num artigo publicado na Revista Liinc sobre “Crise de
representação política no Brasil e os protestos de Junho de 2013”, paralelamente à
informação dos jornais, rádio e televisão “(…) vários grupos, de maneira difusa, já
estavam, desde as primeiras manifestações, difundindo informações, algumas em
tempo real e sem qualquer apuração, sobre o que ocorria nas ruas em ferramentas
como o servo de vídeo youtube, ou de mensagens como o twitter e o facebook. O
blico interessado noticiado e noticiava, com um surpreendente acervo coletivo de
fotos, textos e imagens atualizado e disponível no celular” (2014: pp. 86-95).
A emoção, provocada pela mediatização da interveão policial, fez o resto. Como
reconhece Eduardo Santos, em menos de um mês “houve manifestações em 438
cidades do país, com uma participação estimada de dois milhões de pessoas e ampla
cobertura jornastica
Último exemplo desta dupla e paradoxal função dos meios de comunicação social
como voz do poder e do contra poder acentuada, ainda, pela actual competição entre
media tradicionais e novos media: a cerimónia de execução de Saddam Hussein. A 31
de Dezembro de 2006, os canais de televisão generalista transmitem as imagens
oficiais: tudo se teria passado, a crer nessas transmissões televisivas, com a maior das
dignidades. Em silêncio absoluto. Alguém, fazendo uso de um pudor levado ao
extremo, colocaria, mesmo, um lenço em redor do pescoço do condenado. Não fosse a
corda, enlaçada, feri-lo.
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Só que, no grupo de algozes, houve quem registasse tudo, servindo-se de um discreto
telemóvel. Horas depois a versão clandestina circulava no youtube. Afinal nada se
passara como as televies haviam mostrado. Tinham-se trocado insultos. Entoado
cânticos de vingança. E as mesmas televisões que, num dia, difundiram a versão oficial
não hesitaram em difundir, no dia seguinte, a contra vero, a vero clandestina.
Decididamente, tal como a sociedade, os media são terreno de luta. São lugar de
confrontação de forças com diferentes projectos e diferentes estratégias. Veiculam a
norma dominante. Mas acabam, também, por assinalar o seu desvio contribuindo
assim, mesmo se indirectamente, para uma re-significação de gentes e de modos de
vida que, da periferia, invadem o centro de produção simbólica.
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