RELAÇÕES BILATERAIS ENTRE OS ESTADOS UNIDOS MEXICANOS E A UNIÃO EUROPEIA. UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROGRAMA ERASMUS MUNDUS E O SEU IMPACTO NOS ESTUDANTES MEXICANOS

»

isac10hil@hotmail.com

Instituto Politécnico Nacional, Escuela Superior de Comercio y Administración, Unidad Tepepan Centro Universitario de Ciencias Económico Administrativas, Universidad de Guadalajara (México).

»

jvargas2006@gmail.com

M.B.A.; Ph.D. Research Professor, Department of Administration University Center for Economic and Managerial Sciences, University of Guadalajara (México).

Resumo

O objetivo desta investigação é analisar se a implementação do programa Erasmus Mundus criou um impacto positivo nas relações bilaterais entre os Estados Unidos Mexicanos e a União Europeia no período entre 2009 e 2014. A hipótese sobre a qual esta investigação se debruça é se as relações bilaterais tiverem um impacto positivo ao implementar-se o programa Erasmus Mundus. Esta é uma investigação quantitativa e analítica longitudinal. Recorremos a fontes primárias, tais como dicionários, livros e revistas científicas, e a fontes secundárias, como artigos e pesquisas, para obter toda a informação desejada. A análise das fontes e da informação foi feita com recurso a estatística descritiva, que permite criar uma boa descrição dos objetos específicos. Para representar os resultados obtidos, apresentam-se tabelas e gráficos que revelam a quantidade de candidaturas mexicanas no período entre 2009 e 2014. Foram aceites 11% dos candidatos mexicanos, o que é uma percentagem considerável, mas ainda há muito a fazer para melhorar esses programas porque, sem qualquer dúvida, os programas de intercâmbio académico permitem uma melhor qualidade de vida e, para aqueles que podem expandir os seus horizontes, uma vida, um presente e um futuro melhores.

The aim of this research is to analyze if the implementation of the Erasmus Mundus program has created a positive impact on the bilateral relations between the United Mexican States and the European Union in the time frame that goes from 2009 to 2014. The hypothesis that this research is pursuing is if bilateral relations have created a positive impact by implementing the Erasmus Mundus program. This is a longitudinal quantitative and analytical research. Primary sources such as dictionaries, books and scientific journals and secondary sources such as articles and researches are used in order to obtain all the desired information. The source and data analysis are made by descriptive statistics that allow to create a good description of the particular objects. To represent the results obtained there are presented tables and graphics that shown the quantity of Mexican applications in the period that goes from 2009 to 2014. 11% of Mexican applicants are accepted, this is a considerable percentage but there is still so much more to do in order to improve these programs because without any question academic exchange programs allow the progress of a better quality of life and for those who can expand their horizons it makes a better life, a better present and future.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Gutiérrez, Isac Cruz; Vargas-Hérnandez (2017). “Relações bilaterais entre os Estados Unidos Mexicanos e a União Europeia. Um estudo de caso sobre o programa Erasmus Mundus e o seu impacto nos estudantes mexicanos”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 8, N.º 2, Novembro 2017-Abril 2018. Consultado [online] em data da última consulta, DOI: https://doi.org/10.26619/1647-7251.8.2.5

Artigo recebido em 2 Janeiro, 2017 e aceite para publicação em 23 Julho, 2017

JANUS.NET

e-ISSN: 1647-7251

ERC: 126 867
Portugal

Periodicidade: semestral
© Da edição: OBSERVARE
© Dos textos: os autores

DIRECÇÃO EDITORIAL

Director:
Luís Tomé
Subdirectora/Editora:
Brígida Brito

Propriedade

Cooperativa de Ensino Universitário
Rua de Santa Marta 47, 3º
1150-293 LISBOA
NIPC: 501641238

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

CREDITAÇÃO NACIONAL

SCOPUS
BOC
DIALNET
BOC
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
ANVUR

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

SCOPUS
BOC
SCOPUS
SCOPUS
BOC
SCOPUS
DIALNET
SCOPUS
SCOPUS

CREDITAÇÃO NACIONAL

ANVUR

TERMOS DE UTILIZAÇÃO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE COOKIES

Logo da Fundação para a Ciência e Tecnologia

OBSERVARE 2020 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa