POPULISMO ENQUANTO FENÓMENO POLÍTICO

»

maria.sousa.galito@gmail.com

Investigadora Integrada do CEsA/CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão do ISEG/Universidade de Lisboa (Portugal) desde 2013. Pós-Doutoranda e Investigadora Associada do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa desde 2017. Doutorada (2006/08) e Pós-Graduada (2002/04) em Ciência Política e Relações Internacionais no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP-UCP). Mestre em Economia (1999/2000) na Universidade de Nantes, França. Licenciada em Economia (1995/99) na Universidade de Évora. Auditora de Defesa Nacional (2012/14) no Instituto de Defesa Nacional. Curso de Formação Especializada para Observadores de Curto Termo no ISCSP (2016). Professora auxiliar durante cinco anos. Oradora experiente, com publicação regular de artigos de investigação no âmbito nacional e internacional.

Resumo

O populismo é um fenómeno político que é difícil de definir e, portanto, de medir. Tanto é temido como glorificado. A sua teorização pode ser, em si, uma afirmação política. O populismo é extremista e anti-sistémico, assim se diferenciando do que é popular e genericamente aceite, mas moderado no seu alcance. Pode ser uma estratégia política, uma ideologia, ou um estilo facilmente propagado pelos meios de comunicação, em especial quando defendido por líder carismático, capaz de gerar emoções e de galvanizar o povo.

Populism is a political phenomenon that is difficult to define and therefore to measure. It is both feared and glorified. Its theorising may itself be a political statement. Populism is extremist and anti-systemic, thus differentiating itself from what is popular and is generically accepted, but moderate in scope. It can be a political strategy, an ideology or a style easily propagated by the media, especially when defended by a charismatic leader, capable of generating emotions and galvanising the people.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Galito, Maria Sousa (2018). “Populismo enquanto fenómeno político”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 9, Nº. 1, Maio-Outubro 2018. Consultado [online] data da última consulta, DOI: https://doi.org/10.26619/1647-7251.9.1.4

Artigo recebido em 11 Maio, 2017 e aceite para publicação em 31 Agosto, 2017

JANUS.NET

e-ISSN: 1647-7251

ERC: 126 867
Portugal

Periodicidade: semestral
© Da edição: OBSERVARE
© Dos textos: os autores

DIRECÇÃO EDITORIAL

Director:
Luís Tomé
Subdirectora/Editora:
Brígida Brito

Propriedade

Cooperativa de Ensino Universitário
Rua de Santa Marta 47, 3º
1150-293 LISBOA
NIPC: 501641238

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

CREDITAÇÃO NACIONAL

SCOPUS
BOC
DIALNET
BOC
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
ANVUR

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

SCOPUS
BOC
SCOPUS
SCOPUS
BOC
SCOPUS
DIALNET
SCOPUS
SCOPUS

CREDITAÇÃO NACIONAL

ANVUR

TERMOS DE UTILIZAÇÃO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE COOKIES

Logo da Fundação para a Ciência e Tecnologia

OBSERVARE 2020 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa