Cheickna Bounajim Cissé escreveu um artigo em Março de 2013 na revista Les Afriques N.º 237, propondo um novo acrónimo, MANGANÊS, para os nove países africanos (Argélia, Angola, Egipto, Etiópia, Gana, Marrocos, Namíbia, Nigéria e África do Sul) que, na sua opinião, irão crescer rapidamente nos próximos anos. O artigo testa a relevância do acrónimo, discute a ideia de agrupar estes países comparando alguns indicadores socioeconómicos, o facto de estes países terem problemas, alguns deles relacionados com o tráfico de droga e terrorismo, que podem colocar em risco a sua sustentabilidade presente e futura.
maria.sousa.galito@hotmail.com
Investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos Africanos, Asiáticos e Latino-americanos (CEsA) do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (Portugal). Doutorada e Pós-Graduada em Ciências Políticas e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica de Lisboa (Portugal); Mestre em Economia pela Universidade de Nantes (França): licenciada em Economia pela Universidade de Évora (Portugal); concluiu o Curso de Defesa Nacional no Instituto de Defesa Nacional (Ministério dos Negócios Estrangeiros). Participa regularmente em conferências nacionais e internacionais. Autora de artigos em revistas científicas nacionais e internacionais com revisão por pares. As suas principais áreas de investigação são a geopolítica, o terrorismo e a economia.
Resumo
Palavras-chave
Como citar este artigo
Galito, Maria Sousa (2014). “Países Manganês”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 5, N.º 1, Maio-Outubro 2014. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/575
Artigo recebido em 2 Dezembro, 2013 e aceite para publicação em 31 Janeiro, 2014