O fator de impacto (IF) é hoje valorizado pelos investigadores e cientistas nos seus processos e estratégias de publicação, para fazer face às lógicas de recompensa académica definidoras das progressões de carreiras e alocação de fundos para investigação. Através da revisão de literatura, pretendemos neste texto explorar os diferentes limites ou alcances definidos pela comunidade académica para o fator de impacto, percebendo de igual forma em que sentido se processa a discussão e as características definidoras de um estado da arte que aponta critérios ambíguos inerentes ao fator de impacto instituído como o atual legitimador do conhecimento científico produzido.
O FATOR DE IMPACTO COMO LEGITIMADOR DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PRODUZIDO. UMA REVISÃO DA LITERATURA
Doutorando em Ciências da Comunicação no ISCTE-IUL (Portugal) e bolseiro de doutoramento FCT. Actua nas áreas das Ciências Sociais, com ênfase em ciências da comunicação, ciência aberta e estudos de Jornalismo. Foi gestor de uma revista científica internacional, de 2009 a 2016. Frequenta o terceiro ano do curso de doutoramento em Ciências da Comunicação, no ISCTE-IUL. Recebeu dois prémios de mérito académico. É autor e coautor de três livros, 12 capítulos de livros, dez artigos em revistas académicas internacionais e nacionais, e mais de 60 relatórios de pesquisa nas áreas dos media e comunicação. Colaborou com o Observatório da Comunicação, com o SOCIUS, Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações no ISEG-UL, com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social e com o Reuters Institute for the Study of Journalism no projecto Digital News Report Portugal (2015 & 2016).
Professor catedrático no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (Portugal). Investigador integrado no CIES-IUL, investigador associado no Le collège d´etudes mondiales. Editor da revista OBS*Observatorio.
Resumo
The impact factor (IF) is perceived by all researchers and scientists as the main criterion in their publication strategies, in order to respond to the demands of the academic reward system that defines career progression and the allocation of funds for research. Through a review of published literature we aim to explore different limits and ranges associated with impact factor, according to academia. We also try to understand in which way the state of the art is evolving, as well as the features that point to ambiguous criteria inherent to the construct on which impact factor was established as the legitimising criteria of scientific knowledge production.
Palavras-chave
Como citar este artigo
Quintanilha, Tiago Lima, Cardoso, Gustavo (2018). “O fator de impacto como legitimador do conhecimento científico produzido. Uma revisão da literatura”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 9, N.º 2, Novembro 2018-Abril 2019. Consultado [online] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.9.2.3
Artigo recebido em 2 Fevereiro, 2018 e aceite para publicação em 13 Outubro, 2018