MODELO DE NEGÓCIO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SETOR DA EDUCAÇÃO EM MOÇAMBIQUE: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

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Investigador independente (Portugal) focado na problemática do desenvolvimento organizacional
em África, em particular na África lusófona. Mestre em Estudos de Desenvolvimento pela Escola
de Ciências Sociais e Humanas do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa e Licenciado em
Gestão pela Universidade Autónoma de Lisboa

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renato.pereira@iscte-iul.pt

Professor de Gestão Geral da Iscte Business School, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Investigador da Business Research Unit (ISCTE-IUL, Portugal), do Observatório de Relações
Exteriores (Universidade Autónoma de Lisboa) e do Centro de Investigação em Mercados
Emergentes (ISCIM, Maputo, Moçambique). Doutor em Ciências de Gestão pela Université Paris
Dauphine

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manotio@yahoo.com.br

Pós-Doutorado e Investigador do OBSERVARE-UAL. Professor Associado do ISCIM – Instituto
Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (Moçambique) e Investigador do Centro de
Investigação em Mercados Emergentes. Doutor em Estudos em Ensino Superior e Mestre em
Gestão Pública, ambos pela Universidade de Aveiro. Pós-Graduado pela University of
Witwatersrand

Resumo

A presente investigação visa determinar o modelo de negócio das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGDs)do setor da educação em Moçambique. O trabalho adota uma abordagem metodológica construtivista em duas etapas: (i) indutiva, centrada na construção de uma proposta de modelo de negócio social Canvas a partir da observação de 15 ONGDs que atuam no setor da educação no país, com base num quadro teóricosolidamente suportado na literatura; (ii) dedutiva, testando o modelo propostoatravés da utilização de uma técnica de painel que permitiu o refinamento e a reconstrução da proposta inicialmente formulada. O artigo contribui para a literatura em modelos de negócio sociaisfazendo uma validação pioneira de conhecimento construído nesta área e num campo de aplicação ainda não explorado. O contributo para as relações internacionais situa-se ao nível dos dados recolhidos e informação produzida sobre cooperação internacional em Moçambique.

This research aims to determine the business model of non-governmental development organizations (NGDOs) of the education sector in Mozambique. The work adopts a constructivist methodological approach in two stages: (i) inductive, centered on the construction of a proposal of social business model Canvas from the observation of 15 NGDOs operating in the education sector in the country, based on a theoretical framework solidly supported in the literature; (ii) deductive, testing the proposed model using a panel technique that allowed the refinement and reconstruction of the proposal initially formulated. The paper contributes to the literature on social business models by making a pioneering validation of knowledge built in this area and in a field of application not yet explored. The contribution to international relations lies at the level of the data collected and information produced on international cooperation in Mozambique.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Cabrita, Pedro; Pereira, Renato; Omar, Maomede Naguib (2021). Modelo de negócio das Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento do setor da educação em Moçambique: uma abordagem construtivista. Janus.net, e-journal of international relations. Vol12, Nº. 2, November 2021-April 2022. Consultado [em linha] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.12.2.9

Artigo recebido em 16 Junho, 2021 e aceite para publicação em 9 Setembro, 2021

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e-ISSN: 1647-7251

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Portugal

Periodicidade: semestral
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