Este trabalho analisa a perceção do uso do hijab nas escolas públicas como uma ameaça ontológica à França. Considerando a laicidade um dos pilares da sociedade e identidade francesas, bem como da escola como base da construção desta narrativa, o uso do hijab é considerado uma ameaça à neutralidade religiosa na esfera pública, ferindo os princípios básicos da República. Isto conduziu à aprovação de uma lei que proíbe o uso de vestuário religioso aparente nas escolas primárias de França, apesar de a liberdade religiosa ser um direito fundamental no país. Como metodologia do estudo, analisam-se as declarações e opiniões de dirigentes dos poderes executivo e judicial relativamente ao uso do vestuário e ao princípio da laicidade, e da liberdade de culto em França entre 1989 e 2004.
LIBERDADE, IGUALDADE E LAICIDADE: O USO DO HIJAB NAS ESCOLAS PÚBLICAS COMO UMA AMEAÇA À ONTOLOGIA REPUBLICANA FRANCESA (1989-2004)
Mestre em Segurança Internacional e Defesa pela Escola Superior de Guerra (Brasil), com especialização na formação de identidade comum do BRICS, e licenciado em Relações Internacionais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco nas dinâmicas geopolíticas euro-americanas. Escreve para o laboratório de ideias independente Quo Vademus, e é colaborador externo do Núcleo de Estudos sobre BRICS (NEBRICS), bem como investigador do Grupo de Estudos sobre BRICS (GEBRICS).
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Como citar este artigo
Pedrosa, Bruno (2022). Liberdade, igualdade e laicidade: o uso do hijab nas escolas públicas como uma ameaça à ontologia republicana francesa (1989-2004). In Janus.net, e-journal of international relations. Vol. 13, Nº 1, Maio-Outubro 2022. Consultado [em linha] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.13.1.4
Artigo recebido em 23 Setembro, 2021 e aceite para publicação em 16 Março, 2022