INTENÇÕES E MOTIVAÇÕES DE MOBILIDADE INTERNACIONAL DE UMA COMUNIDADE DE ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE DO ALGARVE

»

mmviegas@ualg.pt

Professora-adjunta de Métodos Quantitativos Aplicados na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve (ESGHT-UAlg). É licenciada em Engenharia de Sistemas Decisionais pelo ISMA-COCITE e pós-graduada em Gestão Financeira pela UAlg e em Direção Estratégica e e-Business pela Universidade de Huelva. Possui mestrado em Estatística e Gestão de Informação pelo ISEGI-Universidade Nova de Lisboa e doutoramento europeu em Gestão e Economia de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade de Huelva, que distinguiu a sua tese com a atribuição do Premio Extraordinario de Doctorado.

»

rbaleiro@ualg.pt

Doutorada e mestre em Estudos Anglo-Portugueses pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (UNL). É professora-adjunta na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve. É membro integrado do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, colaboradora do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies da UNL e membro do Grupo de Pesquisa Turismo, Espaço e Urbanidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É coeditora da revista Dos Algarves: A Multidisciplinar e-Journal, desde 2007.

Resumo

Neste estudo reúnem-se dados sobre a mobilidade de um grupo de estudantes do ensino superior público português com o objetivo de compreender como estes jovens perspetivam o seu futuro profissional e a hipótese de mobilidade internacional laboral e académica, numa época de crise económica e social. A partir dos dados de um inquérito por questionário aplicado a 425 estudantes da Universidade do Algarve, em 2016, analisa-se a sua predisposição para a mobilidade em função das suas perspetivas profissionais, caraterísticas demográficas e competências linguísticas. Os resultados mostram que a maioria (69.6%) dos inquiridos considera a hipótese de vir a trabalhar no estrangeiro e que esta intenção é motivada pela descrença de vir a alcançar, em Portugal, um trabalho que proporcione estabilidade e segurança, boas condições remuneratórias e prestígio social. Enquanto a possibilidade de efetuar uma experiência académica internacional, considerada por 60.7% dos estudantes, não apresenta associação com a autoavaliação benevolente dos conhecimentos linguísticos, no caso da mobilidade laboral verifica-se que esta predisposição é maior entre aqueles que expressam uma maior confiança no seu domínio da língua inglesa.

This study compiles data on the mobility of a group of Portuguese public higher education students. It aims to understand how these young people are seeing their professional future and the hypothesis of international labour and academic mobility in a period of economic and social crisis. Based on data from a survey applied to 425 students of the Universidade do Algarve in 2016, their predisposition for mobility is analysed according to their professional perspectives, demographic characteristics and language skills. The results show that most of the respondents (69.6%) consider the possibility of working abroad and that this intention is motivated by the disbelief of reaching, in Portugal, work that provides stability and security, good remuneration conditions and social prestige. The possibility of an international academic experience, considered by 60.7% of the students, is not associated with the benevolent self-assessment of language skills. However, in the case of labour mobility, it was seen that this predisposition is greater amongst those who express greater confidence in their English skills.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Viegas, M, Baleiro, R (2019). “Intenções e motivações de mobilidade internacional de uma comunidade de estudantes da Universidade do Algarve”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 10, N.º 1, Maio-Outubro 2019. Consultado [online] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.10.1.9

Artigo recebido em 16 Janeiro, 2018 e aceite para publicação em 22 Fevereiro, 2019

JANUS.NET

e-ISSN: 1647-7251

ERC: 126 867
Portugal

Periodicidade: semestral
© Da edição: OBSERVARE
© Dos textos: os autores

DIRECÇÃO EDITORIAL

Director:
Luís Tomé
Subdirectora/Editora:
Brígida Brito

Propriedade

Cooperativa de Ensino Universitário
Rua de Santa Marta 47, 3º
1150-293 LISBOA
NIPC: 501641238

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

CREDITAÇÃO NACIONAL

SCOPUS
BOC
DIALNET
BOC
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
ANVUR

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

SCOPUS
BOC
SCOPUS
SCOPUS
BOC
SCOPUS
DIALNET
SCOPUS
SCOPUS

CREDITAÇÃO NACIONAL

ANVUR

TERMOS DE UTILIZAÇÃO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE COOKIES

Logo da Fundação para a Ciência e Tecnologia

OBSERVARE 2020 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa