EDITORIAL – 200 ANOS DEPOIS DA REVOLUÇÃO (1820-2020)
Licenciado em História pela FL da UL, Mestre em História dos séculos XIX e XX pela FCSH da UNL, Doutor em História Política e Institucional Moderna e Agregado no Grupo de História, pela mesma Faculdade. Foi Professor Coordenador com Agregação do IPVC. É, actualmente, Professor Catedrático da Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal) onde é Presidente eleito do Conselho Científico. Exerceu vários cargos públicos, Secretário-Geral Adjunto do Ministério das Finanças (1997-2000), vogal da Comissão de Reforma e Reinstalação do Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Director de Serviços do Instituto Português de Arquivos (1990-1992). Foi Coordenador Nacional da Comissão de Acreditação e vogal da Direcção do Instituto Nacional de Acreditação da Formação de Professores. Tem dezenas de publicações individuais e coletivas, livros, capítulos de livros e artigos. Recebeu o Prémio de Mérito Académico da Fundação Fernão de Magalhães nos anos de 1996 e 1997 e quatro louvores públicos.
Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF, Brasil) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui graduação em História e Mestrado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É Doutora em História pela UFF, com a tese “Da justiça em nome d’El Rey: justiça, ouvidores e inconfidência em Minas Gerais (Sabará, 1720-1777)”, publicada pela EdUERJ (2016) com financiamento FAPERJ. Publicou as coletâneas Justiças, Governo e Bem Comum na administração dos Impérios Ibéricos de Antigo Regime (séculos XV-XVIII) com Junia Furtado e Patrícia Silveira (2016); Estratégias de poder na América portuguesa: dimensões da cultura política séculos XVII-XIX), com Helidacy Corrêa (2010).
Investigadora contratada do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do Instituto Universitário de Lisboa (IUL, Portugal), onde coordena o projeto “Terra, Poder e Territorialidades na América Portuguesa (séc. XVI-XIX)”, e o Ciclo de Seminários Permanentes “Cidades e Impérios: dinâmicas locais, fluxos globais”. Doutorou-se em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com uma tese sobre os institutos jurídicos da posse e da propriedade da terra no Brasil (séc. XVI-XIX). Possui graduação em História e Mestrado em Ciências Sociais, ambos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). É autora de artigos, capítulos de livros e verbetes em obras coletivas, e seu último artigo intitula-se “Entre la ley y la práctica: antíguos y nuevos usos del Registro Parroquial em Brasil”, HAAL, 2(02), 103-128, 2021.
Licenciado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH (2001). É Mestre em História Medieval e do Renascimento (2006) e Doutor em História (2013), sendo ambos os graus atribuídos pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Atualmente é Investigador Júnior e Coordenador-adjunto do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho, Portugal), na Universidade do Minho. Sua investigação e publicações incluem a fiscalidade da Coroa portuguesa, o comércio e o transporte marítimo, e as políticas institucionais fiscais e financeiras de Portugal no longo prazo (séculos XV-XIX). É co-editor de Portugal in a European Context - Essays on Taxation and Fiscal Policies in Late Medieval and Early Modern Western Europe, c. 1100-1700 (Palgrave Macmillan, no prelo) e autor de Fiscal Policy in Early Modern Europe: Portugal in Comparative Context (Routledge, 2019).
Resumo
Palavras-chave
Como citar este artigo
Subtil, José; Atallah, Cláudia; Mota, Sarita; Dominguez, Rodrigo da Costa (2021). Editorial: 200 anos depois da Revolução (1820-2020). Janus.net, e-journal of international relations. Dossiê temático 200 anos depois da Revolução (1820-2020), Dezembro 2021. Consultado [em linha] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT0121ED
Artigo recebido em e aceite para publicação em