O artigo explora as abordagens pacifistas à resolução de conflitos, dentro da sua vertente pragmática, isto é, dentro da vertente que justifica a norma pacifista com base na sua eficácia estratégica e não no sistema de crenças dos atores. O artigo propõe, inicialmente, uma conceptualização do pacifismo e da não-violência, procurando destacar de que forma esses conceitos se interrelacionam e de que modo eles se integram ao campo da resolução de conflitos. Partindo dessa base conceptual, o artigo concentra-se no exame das abordagens pacifistas pragmáticas, destacando as suas bases teóricas, as suas técnicas e métodos de ação e os principais desafios futuros dessa agenda de investigação.
ABORDAGENS PACIFISTAS À RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: UM PANORAMA SOBRE O PACIFISMO PRAGMÁTICO
Professor-Adjunto de Relações Internacionais e Política Externa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil). Doutor em Relações Internacionais - Política internacional e Resolução de Conflitos, Universidade de Coimbra. Seus interesses de investigação concentram-se na área dos Estudos da Paz e dos Conflitos e Estudos Críticos de Segurança, com ênfase nos seguintes temas particulares: operações de paz, crítica à paz liberal, transformação de conflitos, economia política das “novas guerras”, ação estratégica não violenta, teoria da securitização, teoria crítica das relações internacionais, conflito civil na Somália, articulação entre política externa, segurança e defesa no Brasil.
Resumo
Palavras-chave
Como citar este artigo
Oliveira, Gilberto Carvalho de (2016). “Abordagens pacifistas à resolução de conflitos: um panorama sobre o pacifismo pragmático”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 7, N.º 1, Maio-Outubro 2016. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/2619
Artigo recebido em 26 Janeiro, 2016 e aceite para publicação em 15 Fevereiro, 2016