A IMPORTÂNCIA DO ESPAÇO LATINO-AMERICANO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PMEs PORTUGUESAS

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bras_dos_santos.a@hotmail.com

Doutorando em História pela Universidade Autónoma de Lisboa (UAL, Portugal), Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e Licenciado em Gestão. Colaborador do Centro de Investigação em Ciências Históricas (CICH) e do Centro de Estudos de História Empresarial (CEHE) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Tem tido uma ligação às PMEs portuguesas e à internacionalização do tecido empresarial português por via profissional e da investigação universitária. Geriu um projeto ligado à “Rede PME Inovação” da COTEC Portugal, esteve presente em várias missões empresariais através da Associação de Jovens Empresários Portugal-China, foi consultor do sector agroindustrial.

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jrsilva@iseg.ulisboa.pt

Professor Catedrático, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa (Portugal). Doutor em “Analyse et Politique Économiques” pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Membro do SOCIUS/CSG – Ciências Sociais e Gestão, um Centro de Investigação FCT. A sua pesquisa tem focado vários tópicos da economia internacional e realizou estudos sobre as economias global, europeia, portuguesa e brasileira com ênfase no processo de internacionalização das empresas e no desenvolvimento e caraterização das relações económicas entre Portugal e o Brasil. Autor de numerosas publicações, onde se destacam capítulos de livros e artigos em revistas com avaliação de pares, sendo de referir, entre outras, as publicadas em Tourism Management, Business Process Management Journal, Journal of Business Economics and Management, Journal of Enterprise Information Management, and WMU Journal of Maritime Affairs.

Resumo

À luz da transformação sofrida na última década pela economia portuguesa, onde a internacionalização das empresas portuguesas através das exportações teve um crescimento considerável, reduzindo a importância da procura interna como a principal variável na contribuição para o PIB, este trabalho aborda o papel das PMEs nesta transformação económica, analisando o caso da sua internacionalização para o espaço latino-americano. O estudo baseia-se numa análise empírica dos dados resultantes de um inquérito realizado em 2014, período em que se começou a tornar clara a evolução referida, tendo sido validadas as respostas de 50 PMEs portuguesas internacionalizadas para a América Latina. Por fim, e com foco nesta investigação, o processo foi correlacionado com as principais teorias de internacionalização, abrindo-se caminho para estudos mais aprofundados e metodologicamente fundamentados sobre esta relação com potencial, mas ainda pouco analisada no âmbito da economia portuguesa.

In the light of the transformation undergone in the last decade by the Portuguese economy, the internationalization of Portuguese companies through exports had a considerable growth, reducing the importance of domestic demand as the main variable in the contribution to GDP, this work addresses the role of SMEs in this process, analyzing the case of their internationalization to the Latin American space. The study is based on an empirical analysis of data resulting from a survey conducted in 2014, period where the transformation became clear, through the responses of 50 internationalized Portuguese SMEs to Latin America, which have been validated. Also, and with a focus on this research, the process was correlated with the relevant theories of internationalization, paving the way for more in-depth and methodologically based studies on this relationship with significant potential, but still little analyzed in the context of the Portuguese economy.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Brás-dos-Santos, André; Silva, Joaquim Ramos (2020). “A importância do espaço latino-americano na internacionaloização das PMEs portuguesas”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 11, N.º 1, Maio-Outubro 2020. Consultado [em linha] em data da última consulta, https://doi.org/10.26619/1647-7251.11.1.6

Artigo recebido em 7 Agosto, 2019 e aceite para publicação em 10 Março, 2020

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