As caraterísticas das organizações e a forma como elas gerem o capital humano serão condicionadas, nos próximos 15 a 20 anos, pela evolução de oito processos com uma presença global: o primado do conhecimento, a globalização, o envelhecimento populacional, a importância do papel da mulher, o contrato psicológico, a erosão da autoridade tradicional, e a emergência de novos valores organizacionais. Estes oito condicionantes são analisados, e apontadas as suas tendências de evolução. Estes processos estão a conjugar-se para transformar as organizações da segunda e terceira décadas do século XXI em estruturas mais complexas e mais plurais, com fronteiras mais difusas, arquiteturas abertas e dispersas, e forças de trabalho escalonadas em vários níveis de envolvimento que comunicam entre si e com o exterior por meio de redes globais. Estas organizações colocam desafios inéditos à gestão de pessoas, como as consequências do aumento da idade da reforma, ocupação e a produtividade dos colaboradores idosos, o convívio entre três gerações na força de trabalho, a inteligência intercultural, a evolução das motivações, o significado do mérito, a gestão do talento em organizações abertas, e as novas formas de liderança requeridas num contexto mais igualitário, mais fluido e mais disperso. A situação portuguesa é abordada à luz das semelhanças e das diferenças em relação quer à evolução dos condicionantes analisados, quer às medidas recomendadas para o caso geral. São identificadas as suas peculiaridades, e discutido o impacto que poderão ter sobre as políticas e práticas de gestão de pessoas a adotar no período em apreço.
A GESTÃO DAS PESSOAS E DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES – OS DESAFIOS DAS PRÓXIMAS DÉCADAS
Consultor em Qualidade, Processos de Negócio, Capital Humano e Gestão da Mudança, e Country Manager para Portugal da Finalta. Docente convidado em programas de formação de executivos e de pós-graduação (UAL). Quadro superior do Millennium bcp (1990-2005), onde dirigiu áreas de qualidade, formação e desenvolvimento de carreiras, recrutamento, coordenação de agências e comunicação interna. Fundou e dirigiu a Eureko Academy (1994-96). Foi membro e presidente do Eureko Human Resources Activity Group (1997-2002). Cursou Engenharia Mecânica no IST em Lisboa. Frequentou um grande número de cursos e seminários no domínio dos Recursos Humanos e da gestão, em Portugal e no estrangeiro, com destaque para Seminário para a Alta Direcção do BCP (INSEAD) e Programa de Alta Direcção de Empresa (AESE).
Resumo
Palavras-chave
Como citar este artigo
Feijoo, João Paulo (2011). “A gestão das pessoas e do conhecimento nas organizações
– os desafios das próximas décadas”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 2, N.º 1, Primavera 2011. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/501
Artigo recebido em 1 Setembro, 2010 e aceite para publicação em 1 Março, 2011