A CARACTERIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE GESTÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE. A COLEGIALIDADE, O MANAGERIALISMO E OUTROS FATORES CONJUGADOS

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manotio@yahoo.com.br

Pós-Doutorado e investigador integrado do OBSERVARE/UAL. Professor Associado e Director-Geral do ISCIM – Instituto Superior de Comunicação e Imagem de Moçambique (Moçambique). Doutor em Estudos em Ensino Superior e Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Aveiro. Pós-Graduado em Public Policy and Development Administration pela School of Public and Development Management da University of Witwatersrand, África do Sul.

Resumo

O presente artigo discute a transposição dos princípios normalmente aplicados na gestão empresarial para as Instituições de Ensino Superior (IES). Discute-se, nomeadamente, a influência exercida pelo managerialismo na estruturação e funcionamento das Instituições de Ensino Superior. No estudo empírico conduzido em Moçambique, procede-se à análise dos posicionamentos de distintos atores sobre diferentes dimensões e categorias do problema, sustentado por uma metodologia de análise qualitativa a partir de uma amostra de 9 IES. As principais conclusões revelam que no ensino superior moçambicano permanece uma certa resistência das comunidades do ensino superior, particularmente dos seus profissionais, à intromissão do managerialismo, destacando-se um posicionamento favorável à colegialidade e à democraticidade. Não obstante o criticismo existente, alguns atores (minoritários) reconhecem a influência dos aportes managerialistas aos objetivos do ensino superior e à conceção e materialização da gestão das IES, propondo um modelo híbrido que associe as duas dimensões. O estudo revela, igualmente, um deficit de participação da comunidade do ensino superior nos processos de gestão e de tomada de decisão, dificultando a aplicabilidade do modelo colegial.

This article discusses the transposition of the principles normally applied in business management to Higher Education Institutions (HEI). In particular, it discusses the influence exerted by managerialism in the structuring and operation of Higher Education Institutions. In the empirical study conducted in Mozambique, the positions of different actors on different dimensions and categories of the problem are analyzed, supported by a methodology of qualitative analysis from a sample of 9 IES. The main conclusions reveal that in Mozambican higher education there remains a certain resistance from the higher education communities, particularly from its professionals, to the intrusion of managerialism, highlighting a position favorable to collegiality and democracy. Despite the existing criticism, some (minority) actors recognize the influence of managerialist contributions to the objectives of higher education and the design and materialization of HEI management, proposing a hybrid model that associates the two dimensions. The study also reveals a deficit in the participation of the higher education community in management and decision-making processes, making it difficult to apply the collegial model.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Omar, Moamede Naguibe; Pereira, Renato (2020). “A caracterização dos processos de gestão nas instituições de ensino superior em Moçambique. A colegialidade, o managerialismo e outros fatores conjugados”. In Janus.net, e-journal of international relations. Vol. 11, Nº 2 Consultado [online] em data da última consulta, DOI: https://doi.org/10.26619/1647-7251.11.2.12

Artigo recebido em 21 Maio, 2020 e aceite para publicação em 4 Outubro, 2020

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e-ISSN: 1647-7251

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