A AVIC E O PROGRAMA DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO J-20*

»

manuel.carrico@defesa.pt

Tenente-Coronel de Infantaria, Mestre em Relações Internacionais, Doutorando em Relações Internacionais com especialização em Estudos Asiáticos. Assessor do Instituto da Defesa Nacional.

Resumo

O fabrico de um caça de 5ª geração (J-20) por parte da China já era visto como uma inevitabilidade há mais de uma década, consubstanciando um salto qualitativo ao nível da investigação e desenvolvimento por parte do sector da aviação militar chinesa. Este e outros saltos tecnológicos dados na última década pela indústria de aviação tanto civil como militar, foram resultado em grande parte de projectos nacionais de apoio ao desenvolvimento da educação, investigação e tecnologia bem como da transferência indirecta de tecnologia europeia, norte-americana, ucraniana, brasileira, israelita, e russa, bem como, e não menos importante, da reestruturação e reconversão do sector da indústria de defesa efectuada durante a década de noventa e a primeira metade da década do século vinte e um. O presente artigo efectua uma análise geral ao processo de investigação e desenvolvimento do caça J-20.

*Este artigo não representa a perspectiva do Instituto da Defesa Nacional sobre o tema analisado, sendo da responsabilidade exclusiva do autor.

O fabrico de um caça de 5ª geração (J-20) por parte da China já era visto como uma inevitabilidade há mais de uma década, consubstanciando um salto qualitativo ao nível da investigação e desenvolvimento por parte do sector da aviação militar chinesa. Este e outros saltos tecnológicos dados na última década pela indústria de aviação tanto civil como militar, foram resultado em grande parte de projectos nacionais de apoio ao desenvolvimento da educação, investigação e tecnologia bem como da transferência indirecta de tecnologia europeia, norte-americana, ucraniana, brasileira, israelita, e russa, bem como, e não menos importante, da reestruturação e reconversão do sector da indústria de defesa efectuada durante a década de noventa e a primeira metade da década do século vinte e um. O presente artigo efectua uma análise geral ao processo de investigação e desenvolvimento do caça J-20. *Este artigo não representa a perspectiva do Instituto da Defesa Nacional sobre o tema analisado, sendo da responsabilidade exclusiva do autor.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Carriço, Alexandre (2011). “A AVIC e o programa de investigação e desenvolvimento do J-20”. JANUS.NET e-journal of International Relations, Vol. 2, N.º 2, Outono 2011. Consultado [online] em data da última consulta, http://hdl.handle.net/11144/513

Artigo recebido em 1 Junho, 2011 e aceite para publicação em 1 Julho, 2011

JANUS.NET

e-ISSN: 1647-7251

ERC: 126 867
Portugal

Periodicidade: semestral
© Da edição: OBSERVARE
© Dos textos: os autores

DIRECÇÃO EDITORIAL

Director:
Luís Tomé
Subdirectora/Editora:
Brígida Brito

Propriedade

Cooperativa de Ensino Universitário
Rua de Santa Marta 47, 3º
1150-293 LISBOA
NIPC: 501641238

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

CREDITAÇÃO NACIONAL

SCOPUS
BOC
DIALNET
BOC
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
SCOPUS
ANVUR

INDEXAÇÕES INTERNACIONAIS

SCOPUS
BOC
SCOPUS
SCOPUS
BOC
SCOPUS
DIALNET
SCOPUS
SCOPUS

CREDITAÇÃO NACIONAL

ANVUR

TERMOS DE UTILIZAÇÃO

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

POLÍTICA DE COOKIES

Logo da Fundação para a Ciência e Tecnologia

OBSERVARE 2020 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa
Logo da Universidade Autónoma de Lisboa