O Anuário Janus é uma referência entre as publicações portuguesas na área das Relações Internacionais.
Publicado ininterruptamente desde 1997, os seus textos são escritos por especialistas, com as mais variadas filiações académicas e profissionais. Contrariamente à Janus.net, e-journal of International Relations, que é uma revista científica, com critérios de edição mais específicos ao mundo académico, o Anuário destina-se ao público em geral.
Os artigos são disponibilizados online à medida que são entregues pelos autores e editados. No primeiro trimestre do ano seguinte, os artigos são compilados numa publicação agregada, disponível também online e com um número limitado de exemplares impressos.
O Anuário Janus estuda a situação mundial, incluindo o relacionamento externo de Portugal. Procura uma abordagem holística das relações internacionais: desde as políticas externas dos governos, à comunidade das nações e às interações das sociedades, cruzando os domínios da política, diplomacia, estratégia, ambiente, economia, tecnologia, cultura ou dinâmicas sociais.
Os artigos que integram cada número do Anuário privilegiam fenómenos reais e dados concretos, desde o inventário de factos políticos às estatísticas económicas e sociais.
Os seus autores são professores e investigadores da UAL, colaboradores de outras Universidades e especialistas em geral.
Em regra, cada número tem os artigos organizados em duas secções: uma de natureza temática, que varia conforme os anos; outra sobre a conjuntura internacional, que se mantém em todas as edições. Ambas são pautadas pelo rigor da informação e por uma edição cuidada, que assegura o carácter fidedigno das fontes e dos conteúdos.
O Anuário Janus é editado desde 1996-97 pelo OBSERVARE – Observatório de Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa. A partir da edição de 2024, conta com a colaboração permanente do Clube de Lisboa.