JANUS 2017 – A COMUNICAÇÃO MUNDIALIZADA

Índice de Artigos

Escondido - NÃO MEXER

1. CONJUNTURA INTERNACIONAL (28 artigos)

  1. A  escolha de Guterres
  2. Why the EU’s international legitimacy matters: the case of crisis management
  3. As respostas da Europa à crise dos refugiados
  4. As respostas europeias aos atentados de Paris e Bruxelas
  5. Os objectivos estratégicos do DAESH na Europa
  6. Líbia: um lugar que clama por esperança
  7. Europe’s security threats: Ukraine revisited
  8. Ucrânia: guerra sem fim à vista ou mais um conflito congelado
  9. O posicionamento russo no Ártico: entre ímpetos econômicos e de segurança
  10. O blefe de Cameron: uma análise a partir do realismo trágico
  11. BREXIT: o chá das cinco serve-se em Bruxelas à mesa das negociações
  12. O fim do bipartidarismo em Espanha
  13. A política externa dos Estados Unidos depois de Obama
  14. EUA 2016: as eleições primárias e a sucessão de Obama
  15. A República Bolivariana da Venezuela sem Hugo Chávez
  16. 2016: o ano da debacle brasileira
  17. Os avanços e recuos do acordo de paz na Colômbia
  18. Taiwan e as relações com a China 
  19. Geopolítica e segurança no mar do Sul da China
  20. Rota da Seda: a ascensão e desdobramento de uma agenda
  21. A mineração do espaço marinho e a oportunidade estratégica de Portugal no século XXI
  22. El acuerdo de París: entre lo posible y lo necesario
  23. Laudatio Si’: la Encíclica del Papa Francisco ante el cambio climático
  24. Trabalho para o desenvolvimento humano
  25. Estagnação secular: do debate de sábios a uma realidade mais do que provável?
  26. Diplomacia científica: do conhecimento académico ao soft power político
  27. A importância do fator “língua” nas exportações portuguesas
  28. Tendências recentes do comércio internacional e do investimento direto de Portugal com o exterior

2. A COMUNICAÇÃO MUNDIALIZADA (30 ARTIGOS)

2.1 A galáxia internet (7 artigos)
  1. A cultura da internet
  2. Internet e censura do Estado
  3. Terrorismos e media
  4. Exclusão e cidadania na era digital
  5. Lines in the sand: Digital India, ethical data practices and privacy
  6. Os Media e a proposta das Epistemologias do Sul
  7. O poder da imagem mediática: a consciência do humanismo em conflitos internacionais
2.2 Sistemas de representação na actualidade (7 artigos)
  1. De pessoas a migrantes: os processos de construção discursiva da xenofobia
  2. O legado dos desenhadores da guerra
  3. “Primavera Árabe”: o mito das revoluções Twitter e Facebook
  4. Pistas para pensar as relações entre media e terrorismos
  5. As representações mediáticas do (pós)colonialismo português na imprensa popular
  6. Aesthetic cosmopolitanism and media consumption of young people in São Paulo
  7. Europeanness in Chinese historical perceptions
2.3 Utilizações e manipulações da informação e da comunicação (16 artigos)
  1. Referenciais e estratégias comunicativas internacionais
  2. Grupos de comunicação social em Portugal e desafios da globalização
  3. Jovens, práticas digitais e novos riscos em rede
  4. Média alternativos e contrahegemonia
  5. La Comunicación para el Cambio Social: una mirada participativa al concepto de desarrollo
  6. La Comunicación para el Desarrollo: conceptos, aproximación histórica y características generales
  7. Comunicación comunitaria y medios ciudadanos: la voz desde dentro de las comunidades
  8. Think Tanks num mundo globalizado
  9. As bases do jornalismo intercultural em ambiente digital
  10. Public perceptions, sports ideologies and journalism I
  11. Public perceptions, sports ideologies and journalism II
  12. Public perceptions, sports ideologies and journalism III
  13. The distributed performance of artefactual representation by mobile video in Brazil
  14. Mediterranean migration and the language of crisis: an Italian case study
  15. The Treaty of Lisbon: changing perceptions through redenomination
  16. Portugal na Grande Guerra: a propaganda beligerante nacional no contexto da aliança luso-britânica

DIRECÇÃO EDITORIAL

Director: Luís Tomé
Subdirector / Editor: Filipe Vasconcelos Romão
Número de registo no ICS: 120525
ERC: 120 525