O QUE É A CÁTEDRA?
A Cátedra Luís Moita: Humanismo e Relações Internacionais é um espaço de partilha, ensino e aprendizagem. Mas é sobretudo de reflexão sobre temas diversos que ligam a abordagem humanista com as Relações Internacionais. É também um espaço de encontro que aproxima académicos, investigadores, alunos e a sociedade civil através das suas múltiplas organizações.
Esta Cátedra dá continuidade a um programa de Cátedras anteriormente criado pelo Professor Luís Moita, as Cátedras de Relações Internacionais que decorreram ao longo de vários anos letivos: a Cátedra H. Mackinder de Geopolítica; a Cátedra J. Schumpeter de Economia Internacional; a Cátedra F. Braudel de Teorias das Relações Internacionais; e Cátedra N. Bobbio de Direitos Humanos.
No âmbito destas Cátedras foram realizados eventos, tais como conferências, palestras e aulas abertas.
Inspiradas pelo espírito humanista que tão bem caracterizava o Professor Luís Moita, a direção do Departamento de Relações Internacionais e do OBSERVARE decidiu dar continuidade a estas iniciativas homenageando o Professor Luís Moita, reconhecendo o importante papel da uma Cátedra na formação universitária.
OBJETIVOS
Promover o espírito crítico na reflexão sobre temas de atualidade no âmbito das Relações Internacionais
Partilhar experiências e conhecimentos
Estimular o pensamento humanista em torno de eventos internacionais
DESTINATÁRIOS
Estudantes dos três ciclos de estudos em Relações Internacionais, Ciência Política, Sociologia, História, Economia, Ciências da Comunicação, entre outros
Elementos das Forças Armadas e das Forças e Serviços de Segurança
Quadros da Administração Pública: Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Defesa Nacional, Ministério da Administração Interna, Ministério da Economia, Ministério da Educação, Ciência e Inovação, entre outros
Técnicos de Municípios
Técnicos de Empresas
Jornalistas
Sociedade civil em geral