NACIONAL-POPULISMO NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE A ASCENSÃO DE JAIR BOLSONARO E O IDEÁRIO DA EXTREMA-DIREITA

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hprior@autonoma.pt

Doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira
Interior com a menção Doctor Europaeus pelos estudos de investigação realizados na
Universidade Autónoma de Barcelona (2008-2012). Professor Visitante Estrangeiro no Programa
de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil
(2019-2022). Realizou investigação de Pós-doutoramento na Universidade de Brasília, entre
2014 e 2015, com financiamento da Capes, e investigação de Pós-doutoramento na Universidade
da Beira Interior e na Universidade Autónoma de Barcelona, entre 2016 e 2018, com
financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É Professor Auxiliar do Departamento
de Ciências da Comunicação da Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal) e Investigador
Integrado do Labcom/Universidade da Beira Interior e do OBSERVARE

Resumo

O ensaio que o leitor tem entre mãos visa problematizar a afirmação do nacional-populismo
no Brasil, colocando em relação a ascensão do bolsonarismo com novas formas de mediação
da política assentes em práticas de comunicação directa proporcionadas pelas redes sociais
digitais. Com um olhar sobre as Eleições Presidenciais Brasileiras de 2018, problematizam-se
as estratégias de comunicação política do então candidato pelo Partido Social Liberal, Jair
Bolsonaro, tendo em conta dimensões discursivas próprias da mecânica populista. Com efeito,
ambicionamos compreender as principais conceptualizações sobre populismo e democracia
para, em um segundo momento, analisar a ascensão do bolsonarismo como um projecto
“antipolítico”, de cunho populista, e com raízes no activismo judicial da Operação Lava Jato.
Também realizamos um mapeamento sobre as supostas relações entre as categorias de
“populismo”, “neofascismo”, “novas direitas” e “bolsonarismo”, no sentido de melhor
compreender o campo da disputa política no Brasil contemporâneo.

O ensaio que o leitor tem entre mãos visa problematizar a afirmação do nacional-populismo no Brasil, colocando em relação a ascensão do bolsonarismo com novas formas de mediação da política assentes em práticas de comunicação directa proporcionadas pelas redes sociais digitais. Com um olhar sobre as Eleições Presidenciais Brasileiras de 2018, problematizam-se as estratégias de comunicação política do então candidato pelo Partido Social Liberal, Jair Bolsonaro, tendo em conta dimensões discursivas próprias da mecânica populista. Com efeito, ambicionamos compreender as principais conceptualizações sobre populismo e democracia para, em um segundo momento, analisar a ascensão do bolsonarismo como um projecto “antipolítico”, de cunho populista, e com raízes no activismo judicial da Operação Lava Jato. Também realizamos um mapeamento sobre as supostas relações entre as categorias de “populismo”, “neofascismo”, “novas direitas” e “bolsonarismo”, no sentido de melhor compreender o campo da disputa política no Brasil contemporâneo.

Palavras-chave

Como citar este artigo

Prior, Hélder (2023). Nacional-populismo no Brasil: uma reflexão sobre a ascensão de Jair
Bolsonaro e o ideário da extrema-direita. Janus.net, e-journal of international relations, Vol14 N1,
Maio-Outubro 2023. Consultado [em linha] em data da última consulta,
https://doi.org/10.26619/1647-7251.14.1.7

Article received on 3 November, 2022 and accepted for publication on 6 March, 2023

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e-ISSN: 1647-7251

ERC: 126 867
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