internacional distinta da do Estado-mãe. Em conexão com a Constituição indonésia, que
reserva a implementação da política central ao poder estatal, os governos subnacionais
indonésios só podem exercer a paradiplomacia no primeiro e segundo níveis.
A paradiplomacia no primeiro nível, ou seja, os interesses económicos, pode ser
encontrada em questões como o turismo e a economia criativa. Por exemplo, o turismo
é uma questão glocalizada predominante na qual muitos governos regionais da Indonésia
se concentram. Tornou-se foco atenção por causa de sua posição promissora como
extensão da estratégia de economia criativa na era atual. Arionesei et al. (2014)
constatam que o turismo tornou-se atualmente uma questão global devido ao aumento
do tempo de lazer, acompanhado de um melhor nível de vida, além do aumento da
procura turística por parte da comunidade internacional. O desenvolvimento da
tecnologia da informação possibilitou que as pessoas encontrassem novos destinos
turísticos. Em resposta a esse turismo globalizante, a cidade de Bandung em Java
Ocidental abordou a questão ao desenvolver o seu próprio conceito de "turismo halal" ao
conduzir a paradiplomacia por meio de feiras de turismo, convidando representantes de
países muçulmanos, bem como jornalistas estrangeiros a vir a Bandung (Dermawan et
al., 2020). Por outro lado, regiões altamente turísticas, como Bali e a Região Especial de
Yogyakarta, também são conhecidas por promover os seus potenciais turísticos através
de compromissos estrangeiros (Adil, 2017; Rahmawati, 2019; Sabarno, 2021).
No segundo nível da paradiplomacia, a paradiplomacia interessada em aumentar o
conhecimento, podemos tomar como exemplo as questões ambientais. Para responder
às questões ambientais que começam a ser sentidas a nível local, cidades como Surabaya
(Java Oriental) estabeleceram uma paradiplomacia temática com a cidade de Kitakyushu,
com foco na cooperação verde. Essa parceria com Kitakyushu também conduziu ao
desenvolvimento do Programa Cidade Gémea Verde para gerir resíduos e evitar que esse
problema ambiental se torne para um problema de saúde mais sério (Wardhani & Dugis,
2020). Analisando o contexto internacional que levou à cooperação, podemos constatar
que a escolha do tema da cooperação verde partiu de uma necessidade de responder ao
décimo primeiro ponto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), referentes
a cidades e povoações sustentáveis. Este ponto em relação aos ODS é então traduzido
no plano nacional da Indonésia de seguir os ODS como uma prioridade de
desenvolvimento nacional que requer a sincronização das políticas de planeamento a
nível do governo subnacional.
Com base nos ODS, Surabaya então traduziu-a numa visão de "Surabaya, uma cidade
próspera com um caráter forte e uma competitividade global baseada na ecologia"
(Governo da Cidade de Surabaya, 2016). Surabaya também implementou planos de
desenvolvimento regional, que o governo da cidade de Surabaya facilitou através de
acordos de cooperação externa, um dos quais com Kitakyushu relativamente à
cooperação verde. A implementação da cidade gémea verde entre Surabaya e Kitakyushu
é um exemplo de como a nacionalização das questões globais se traduz na
paradiplomacia entre os governos subnacionais.
É certo que as atividades de paradiplomacia realizadas pelas regiões da Indonésia ainda
estão longe de ser perfeitas. Uma questão persistente é que alguns planos de
paradiplomacia pararam após a criação do Memorando de Entendimento. Portanto, não
são feitas implementações práticas (ver Erika & Nurika, 2020; Putri & Adnan, 2017; Rani,