A AGENDA DA VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19.
A ATUAÇÃO DE FONTES OFICIAIS EUROPEIAS E PORTUGUESAS
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CLARA ALMEIDA SANTOS
clara.santos@uc.pt
Professora auxiliar no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da
Universidade de Coimbra (Portugal), investigadora integrada no CEIS20.
OLGA ESTRELA MAGALHÃES
olgamagalhaes@med.up.pt
Coordenadora do Gabinete de Comunicação e Imagem da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
(Portugal), investigadora do CINTESIS.
CATARINA DUFF BURNAY
cburnay@ucp.pt
Professora Associada da FCH/UCP (Portugal), Coordenadora do Mestrado em Ciências da Comunicação e
investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC).
RITA ARAÚJO
rita.manso.araujo@gmail.com
Investigadora do CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, Instituto
de Ciências Sociais (Portugal).
Resumo
A autorização da primeira vacina contra a Covid-19 e o início da vacinação na União Europeia
constituem um momento muito singular a vários níveis. Em pleno contexto de pandemia e de
infodemia – epidemia também reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que
consiste no aumento anormal de informação sobre determinado tema específico e que
acarreta o risco de multiplicação de fenómenos graves de desinformação – a necessidade de
transmitir informação e de manter uma proximidade comunicativa por parte das entidades
oficiais (europeias e nacionais) responsáveis pelo processo de vacinação é imperiosa. Neste
artigo, analisa-se a forma como Comissão Europeia (CE), Agência Europeia do Medicamento
(AEM), OMS - Gabinete para a Europa (OMS - GE), Centro Europeu para a Prevenção e
Controlo de Doenças (CEPCD), Representação Portuguesa da Comissão Europeia (RepCE),
Governo de Portugal (Gov/PT), Direção Geral da Saúde (DGS), Serviço Nacional de Saúde
(SNS) utilizam as redes sociais digitais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para
comunicar a vacinação durante um mês, a partir da data de autorização da vacina pela AEM
(21/12/2020). Para tal, foram recolhidas todas as publicações das fontes referidas nas quatro
redes, totalizando719 ocorrências às quais foram aplicadas técnicas de análise de conteúdo.
Os resultados mostram que as fontes oficiais portuguesas e europeias usam as redes sociais
digitais para dar acesso a informação confiável sobre vacinação contra a Covid-19: mais de
um terço dos posts analisados têm hiperligações para websites institucionais e mais de
metade revelam um enquadramento informativo. Por outro lado, a análise sugere a existência
de um forte aproveitamento do momento para capitalizar a esperança como ativo político.
Este estudo de caso, de caráter exploratório, mostra a importância da análise dos media
sociais no contexto da campanha de vacinação contra a Covid-19.
Palavras chave
Covid-19; Vacinação; Redes Sociais Digitais; Desinformação; União Europeia.
Como citar este artigo
Santos, Clara A.; Magalhães, Olga E.; Burnay, Catarina D.; Araújo, Rita. A agenda da
vacinação contra a COVID-19. A atuação de fontes oficiais europeias e portuguesas no
facebook, Instagram, Twitter e Linkedin. Dossiê temático Relações Internacionais e Redes
Sociais, VOL12 N1, TD1, Julho de 2021. Consultado [em linha] em data da última consulta,
https://doi.org/10.26619/1647-7251.DT21.11
Artigo recebido em 5 de Janeiro de 2021 e aceite para publicação em 20 de Março de
2021