Anholt (2010) argumentou que a Nova Diplomacia Pública é gerida pelas quatro áreas
estratégicas de governança, inovação, competitividade e internacionalização. Todas
essas áreas são responsáveis pela gestão holística de um país. De acordo com esse
especialista, a diplomacia pública mudou porque as comunicações e as redes mudaram.
Canais e públicos mudaram, portanto, no cenário internacional.
Neste sentido, a comunicação é essencial. As pessoas e entidades são responsáveis por
tecer uma nova diplomacia pública, interação pessoa-a-pessoa (diplomacia civil) e
intercâmbios culturais entre o governo educacional e os cidadãos. Manfredi (2012)
observou que uma relação sinérgica surge entre esses três conceitos que envolvem todos
os intervenientes, coordenada por uma estratégia internacional de branding do país. O
intercâmbio cultural envolve não apenas a cultura de um país, região ou cidade, mas
também o seu conhecimento, ciência, pesquisa e desenvolvimento, pensamentos e
valores. É também a construção do trabalho em rede entre todos os atores da sociedade
e a coordenação de todos os atores dentro e fora do país. Estay Rodríguez (2009)
destacou que o soft power oferece um método indireto para atingir um objetivo
internacional por meio de prestígio, valores, prosperidade e economia. Promove a
cooperação em países terceiros e ajuda os países a unir forças e a desenvolver-se juntos.
O Instituto Confúcio da China está a envidar esforços relativamente às questões culturais
assentes numa base ideológica que envolve o Confucionismo, o Taoísmo e o Budismo.
Mejía Mena (2015) observou que todos esses esforços apostam em refletir a cultura
mundial, a imagem e o poder para manter a paz entre os Estados. Fatores como
reputação, atrações turísticas, produções musicais, cinema, exportação de moda,
qualidade de vida, gastronomia, investimento estrangeiro e valores (incluindo
democracia, liberdade, mobilidade social e política externa) ajudam a reforçar o poder
contra outros países. Estay Rodriguez (2009) refere que as características do soft power
são cultura, democracia, linguagem, ajuda e cooperação, produção de cinema e ciência.
O soft power de um país reflete-se na credibilidade e no prestígio das suas instituições e
marcas. Nessa linha, nova diplomacia pública é um termo difuso. Pode ser diplomacia
digital. Diplomacia digital é um novo termo que surgiu com as novas TICs, e com as
redes sociais como o Twitter e o Facebook (Pohan, Pohan, & Savitri, 2016), que têm o
poder de atingir distinta audiências e públicos. De acordo com Park, Chung e Park (2019),
big data é uma ferramenta importante para medir e avaliar a influência das redes sociais
nas questões diplomáticas. Atualmente, todos os atores envolvidos na gestão da marca
do país são responsáveis pela diplomacia cultural e pública. Eles podem influenciar e
participar nas decisões nacionais. As indústrias culturais e criativas têm uma influência
importante na difusão e geração de novos públicos. Os processos comunicativos tornam-
se mais horizontais e, portanto, têm um papel ativo nas relações diplomáticas e na
diplomacia soft. Al-Muftah, Weerakkody, Rana, Sivarajah e Irani (2018) argumentam
que o termo "e-diplomacia" é semelhante a "diplomacia digital" e que as TICs constituem
uma ferramenta básica para promover transparência e governo aberto, reduzir a
complexidade operacional e melhorar as interações entre países. Nesse sentido, cultura
e turismo são conceitos sinérgicos que envolvem as comunidades para definir as suas
identidades (Baranowski et al., 2019) e promovê-las no exterior. A diplomacia cultural é
canalizada por diferentes agentes e instituições, e envolve atores diversos. Na maioria
dos países, a diplomacia cultural é canalizada por embaixadas porque elas têm uma rede
mundial e podem trabalhar rapidamente. Porém, hoje em dia, a cultura é administrada